O Halloween está chegando e você tem o ritual de assistir filmes de terror para celebrar a data? Não tem muita ideia de filme e gostaria de algumas sugestões ou conhecer um novo filme? Confira nossas dicas e se prepare para um 31 de outubro realmente assustador!

O Halloween é uma data muito comemorada nos Estados Unidos e nos países europeus. Seu surgimento tem mais de 2500 anos e começou com os povos celtas que acreditavam que no dia 31 de outubro os mortos retornavam para tomar posse dos corpos dos vivos. No Brasil, recentemente, passamos a comemorar o dia das bruxas devido à grande influência que a cultura americana exerce sobre nós pela televisão e cursos de inglês que também contribuem para propagar a cultura no Brasil.

Confira nossas sugestões de filmes de terror.

O Exorcista (1973)

exorcista

Talvez o filme de terror mais assustador já produzido. Além de ter Ellen Bursty e Linda Blair no elenco, sua produção foi recheada de mistérios: oito pessoas faleceram e uma série de outros problemas aconteceram durante ou após as filmagens. Foi o primeiro e o único filme de terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme. O longa é baseado no livro de William Peter Blatty, que foi inspirado na história verídica de um garoto de 14 anos. No filme, a atriz de cinema contrata um padre para cuidar da filha, que passar a ter um comportamento estranho.

O Iluminado (1980)

iluminado

O Iluminado é um clássico do cinema, com brilhante atuação de Jack Nicholson como vigia do hotel. Ele se muda com a esposa e o filho para o hotel e enlouquece no decorrer da trama. O filme de terror com direção de Stanley Kubrick é uma adaptação de um livro de horror de Stephen King, que não ficou contente com o longa, apesar do seu grande sucesso. Há, ainda, uma outra adaptação inferior a esta, de 1997. Será que desta o escritor gostou?

A Hora do Pesadelo (1984)

pesadelo

Freddy Krueger é a estrela deste clássico filme de terror da década de 1980. Ele persegue e aterroriza um grupo de adolescentes em pesadelos horríveis. A única forma de se salvar é acordando. Freddy Krueger foi queimado vivo pelos vizinhos e agora busca vingança.

Os Fantasmas se Divertem (1988)

Os-Fantasmas-Se-Divertem

Um casal morre quando o carro deles cai em um rio. Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) viram fantasmas, mas não podem sair de sua casa pelos próximos cinquenta anos. A casa deles é comprada por um casal rico. O casal de fantasmas, porém, é inofensivo e não consegue assustar os novos moradores, Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’Hara). A filha dos novos moradores, Lydia Deitz (Winona Ryder), consegue conversar com os fantasmas, que não sabem assustar ninguém. O casal morto, então, contrata os serviços de Beetlejuice para assustar os novos moradores e a situação sai do controle. É um dos primeiros filmes de Tim Burton, no qual podemos ver seu talento e estilo singular se desenhando. O longa é mais uma comédia do que um filme de terror, mas de temática Halloween. Em 2014, o filme ganhou uma continuação.

Silêncio dos inocentes (1991)

silencio dos inocentes

Este filme de terror, de Johnatan Demme, foi o primeiro do gênero a ganhar o Oscar de melhor filme daquele ano e ainda ganhou a estatueta de direção, ator para Anthony Hopkins, atriz para Jodie Foster e roteiro. Apenas três filmes repetiram o feito. Retrata a história depois de Dragão Vermelho e também é adaptação do best-seller de Thomas Harris. Uma agente do FBI é escalada para encontrar o assassino que retira a pele de suas vítimas. Para entender o pensamento do criminoso, ela procura Hannibal Lecter.

Drácula de Bram Stoker (1992)

Dracula

Drácula é a adaptação do livro de Bram Stoker feita por Francis Coppola. O filme mantém-se fiel a obra do escritor, não é por a caso que tem o nome dele no título, e conta com excelente elenco: Winona Ryder, Gary Oldman, Keanu Reeves e Anthony Hopkins. Não é apenas um filme de terror, é uma obra de arte com visual encantador e enredo impecável.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

O-Estranho-Mundo-de-Jack

Não é um filme de terror, mas tem a temática do Halloween. O filme tem roteiro de Tim Burton e Michael McDowell, direção de Henry Selick e produção Disney. O longa é uma animação em stop motion e um musical, mas não em sua totalidade. Jack Skellington vive em uma cidade que passa o ano organizando a festa de Halloween. Cansado disso, ele sai em busca de outros lugares e conhece o Natal pelo qual fica encantado. Jack tem a ideia então de trazer o Natal para a Cidade de Halloween e bola um plano para sequestrar o Papai Noel. Também serve para assistir no Natal, olha que massa!

As Bruxas de Salém (1996)

as-bruxas-de-salem

Em 1692, uma jovem se envolve com um fazendeiro e é despedida. Assim, Abigail Williams (Winona Ryder) deseja a morte para a esposa dele. As jovens começam a fazer rituais e são descobertas, acusadas de bruxaria. O incidente causa grande alvoroço no povoado de Salém, em Massachussets. O filme se enquadra como drama, mas vale para o dia das bruxas.

Os Outros (2001)

os-outros

A Grace (Nicole Kidman) se muda com seus dois filhos para uma mansão isolada na ilha de Jersey para esperar o marido retornar da 2.ª Guerra Mundial. Os filhos sofrem de uma doença que os impede de ficarem ao sol, por causa disso a casa permanece fechada a maior parte do tempo na escuridão. O longa funciona como um drama, suspense, terror e conta com uma elemento surpresa, diferentemente dos filmes do gênero. Não tem os clichês dos filmes de terror tradicionais.

Dragão Vermelho (2002)

dragao-vermelho

Dragão Vermelho é um filme americano de suspense. Baseado no livro de Thomas Harris, é uma série de filmes que retrata o psiquiatra canibal Hannibal Lecter. Will Graham é um agente do FBI que por pouco não foi morto por Lecter. No entanto, ele tem que usar Lecter como consultor para investigar o criminoso Francis Dolarhyde, que ao mesmo tempo também recebe informações sobre o policial.

O Grito (2004)

o-grito

O Grito é a refilmagem americana de um filme de terror japonês. Uma jovem americana muda-se para o Japão para um intercâmbio cultural para adquirir créditos para a faculdade. A jovem é chamada para cuidar de uma senhora e passa a presenciar fatos estranhos na casa. Ela então começa a desconfiar da senhora em relação aos acontecimentos. A garota descobre que uma lenda japonesa que amaldiçoa quem pisa naquela casa

O Orfanato (2008)

o-orfanato

O Orfanato é um filme dirigido por Guillermo del Toro. Este longa é recomendado por todo amante de filmes de terror principalmente por que ele não segue a linha tradicional do gênero. Ele age de uma forma diferente, causa medo, mas também angustia, mexendo com o psicológico do espectador. A família se muda para uma casa onde um dia foi um orfanato com intenção de reabri-lo, o filho então passa a inventar histórias, que ficam mais densas e começam a intrigar a mãe.

A Órfã (2009)

a-orfa

Um casal arrasado por um trágico aborto decide por adotar mais uma criança apesar de terem duas, Daniel e Maxime, que é surda e muda. Ficam encantados com a jovem Esther, que aparenta muita simpatia e inteligência. No desenrolar da trama, porém, Esther fica cada vez mais misteriosa. Ela tem uma passado um pouco conturbado. A estranheza da garota chama a atenção da mãe, que passa a investigá-la.

Mama (2013)

mama

O pai de Victoria e Lilly, duas garotinhas, mata a esposa, assustadas, elas fogem para a floresta e desaparecem por cinco anos, apesar das buscam. Elas reaparecem e são adotadas pelos tios Lucas e Annabel. Eles tentam lhes dar uma vida tranquila, mas algo errado acontece com elas, que frequentemente conversam com uma entidada chamada Mama. Incidentes estranhos acontecem na casa onde vivem.

Annabelle (2014)

annabelle

Um casal cuja a mulher está grávida se muda de casa. No processo de adapatação à nova vizinhança, eles veem os vizinhos sendo brutalmente assassinados por dois jovens de uma seita satânica. Os jovens são mortos pela polícia na casa dos novos vizinhos, mas antes a mulher agarra-se à boneca Annabelle, que se torna possuidora do mal. O casal muda-se novamente de casa e tenta recomeçar a vida, mas Annabelle os persegue.

Gostou das indicações de filmes de terror para o Halloween? Provavelmente você tem algum filme que não deveria faltar na programação, conte para a gente, dê sua opinião para o 31 de outubro.