O dia em que Doutor Emmet Brown (Christopher Lloyd) e Marty McFly (Michael J. Fox) chegam ao futuro na famosa cidade de Hill Valley finalmente chegou: 21 de outubro de 2015. O futuro previsto por De Volta para o Futuro não está tão longe assim. Saiba o que temos hoje em relação ao futuro do filme.

Internet e fax

A internet como conhecemos hoje começou a ser modelada na década 1960 pelo governo americano e tinha como função desempenhar uma comunicação robusta e sem falhas pelos computadores, mas foi só criada 20 anos depois na década de 1980. A data precisa ninguém sabe. De Volta para o Futuro não mostra nada semelhante a internet, em vez disso, frequentemente aparecem aparelhos de fax durante a trama.

faxbttf

Combustível produzido com lixo

Já é possível produzir combustível com lixo, mas ainda não é comum. O combustível produzido por meio do lixo se chama biogás. Há diversas pesquisas e experimentos, mas ainda não é um recurso popular. Uma dessas usinas de reaproveitamento de resíduos fica na Suécia. A USP e a Unicamp possuem projetos na área. Também tem sido estudo a produção de energia através de lixo, mas também não é popular.

combustívelbttf

Tablets

Em algum momento do segundo filme um cidadão, protagonizado também por Christopher Lloyd, aparece com um aparelhinho semelhante a um tablet.

tabletbttf

Skate voador

Skate voador não é uma realidade entre nós. A Lexus tem um protótipo de um hoverboard que flutua, mas ele precisa de hidrogênio para resfriá-lo e de uma pista especial magnética. Vai demorar alguns anos para vermos um pelas ruas com em De Volta para o Futuro. O da foto abaixo é o produzido pela Lexus.

hoverbttf

Videogame sem fio

Já temos videogames sem fio como o Play Station, Nintendo Wii, Xbox Kinect e a realidade virtual já existe.

videobttf

Google glasses

No filme De Volta para o Futuro, os personagem usam um óculos e por eles atendem o telefone, recebem e enviam mensagem. O Google Glasses é uma tecnologia de realidade aumentada que é capaz de tirar fotos, enviar mensagem e realizar videoconferências. Não é um sucesso, mas existe.

glassesbttf

Videoconferências

Videoconferência é uma realidade e podemos fazer por software como Skype e até através do Youtube. Em De Volta para o Futuro, os personagens conversam pela televisão de muitas polegadas e espessura fina. Hoje, temos também smartphones que cabem na palma da mão no qual podemos acessar à internet, assistir a filmes, ver vídeos e fazer videoconferências e mais uma porção de coisas que há bem pouco tempo, uns 15 anos atrás, não poderíamos.

videoconferencebttf

Tênis autoamarráveis

A Nike tem trabalhado no desenvolvimento de um tênis autoajustável, chegou a lançar um modelo igual ao do filme que não autoajusta aos pés. Não temos essa tecnologia.

nikeairmagbttf

Cinema 3D

Cinema 3D já é muito comum e está ao alcance de todos. No segundo longa da trilogia De Volta para o Futuro, está em cartaz o Jaws 19. Inclusive, hoje temos um excesso de sequências.

jaws19

Você gosta dos filmes De Volta para o Futuro? O que achou da nova lista? Comente, dê sua opinião.