Muito populares, principalmente na década de 60, as aventuras de cowboys rebeldes e bandidos astuciosos fizeram com que pessoas quisessem frequentar ainda mais os cinemas. Sua popularização foi tanta, que até hoje o gênero coleciona milhares de fãs ao redor do mundo. Não é pra menos! Quem nunca quis fazer parte de um filme de Bang-Bang? Então prepare seu chapéu e sua cara de mal, pois listamos alguns dos maiores clássicos western.

O dólar furado

Dirigido por Gianni Stegani, o filme de 1965 conta a história de um jovem chamado Gary O’ Hara, um ex combatente da Guerra Civil Americana. Gary é recrutado para procurar o temido bandido Black Jack, que tinha como alvo o irmão de Gary, Phil O’ Hara.
Os irmãos vão Oeste adentro atrás de Black Jack, até o bandido conseguir realizar o seu feito e matar o irmão de Gary.
Gary recebe das mãos de seu irmão à beira da morte uma moeda de um dólar e este é usado como uma espécie de amuleto, pelo ex combatente que jura vingança ao bandido Black Jack.

Curiosidades:
Ao contrário do que muitos pensam, O dólar furado é uma produção italiana, mas os atores respondiam por pseudomedos americanos. Isso era muito comum na época, pois era uma forma de popularizar os filmes estrangeiros.

Bravura indômita

Este clássico de 1969 ganhou um remake, muito bom por sinal, no ano de 2010. Mas como aqui é para falar somente dos clássicos, vamos deixar esse assunto para outro dia.
O clássico é dirigido por Henry Hathaway e conta a história de uma garota de 14 anos que busca vingança pelo assassinato de seu pai. Para isso ela conta com a ajuda do ex-xerife Rooster Cogburn.
Quando LaBoeuf, um Texas Ranger, toma conhecimento da busca da dupla, os convence para fazer parte da caça a Tom Chaney, um bandido impiedoso do velho Oeste.

Curiosidades:
O ex-xerife foi interpretado por John Wayne que se tornou conhecido por atuar em vários outros filmes de Faroeste.
O filme é baseado em um romance americano, do mesmo nome, escrito por Charlis Poortis.
O filme foi lançado no mesmo ano em que o homem pousou na Lua.

Rastros de ódio

O filme foi lançado em 1956 e contou com a direção de John Ford.
A história começa no ano de 1868 quando um veterano de guerra retorna a sua casa para reencontrar sua família. Porém um dia depois, Ethan Edwards encontra sua esposa e seu irmão mortos, além de ter suas duas filhas sequestradas por índios da tribo Comanche.
Com sede de vingança e apreensivo por suas filhas, Ethan parte em uma jornada juntamente com seu parceiro Martin, em busca de suas filhas.
No meio da jornada, o veterano de guerra encontra o corpo de sua filha mais velha. O que o faz iniciar uma busca implacável que dura cinco anos.
Curiosidades:
O filme também tem John Wayne, também conhecido como Duke, no papel principal.
O filme chocou o público da época por exibir um conteúdo mais “pesado” para aqueles tempos.
É um dos filmes mais aclamados do gênero.

Os brutos também amam

O filme de 1954 é dirigido por George, não o Lucas, Stevens e conta história de Shane, um velho e misterioso pistoleiro, cansado de sua antiga vida e que queria um pouco de sossego. Para isso, ele se muda para uma pequena cidade para levar a vida como agricultor. Porém se vê obrigado a voltar a suas raízes para poder defender a população de um barão extremamente ambicioso e seus capangas.
Curiosidades:
O filme foi o marco final da atriz Jean Arthur, que participou de grandes filmes nas décadas de 30 e 40.
O filme é considerado o maior clássico do gênero western.
O personagem Shane foi considerado a melhor interpretação de Allan Lodd.
O filme ganhou o Oscar de melhor fotografia colorida e foi indicado para mais quatro categorias.
A história é baseada em um fato real e que os americanos chamam de a Guerra do Condado de Johnson.

Três homens em conflito/ O bom o mal e o feio

O filme dirigido por Sergio Leone e lançado em 1969, faz parte de uma trilogia e tornou a sua trilha sonora um clássico uma referência do cinema.
O filme conta a história de um misterioso pistoleiro, que não revela seu nome em momento algum, e dois estrangeiros que se unem para encontrar um tesouro. Cada um conhece uma parte da localização deste tesouro, porém os três começam uma verdadeira guerra para ver quem vai ficar com a fortuna.

Curiosidades
O filme foi o último da trilogia de filmes Client Eastwood.
Os outros dois filmes foram: Por um punhado de dólares e Por uns dólares a mais.
Embora seja um filme americano, o filme foi gravado todo na Espanha.
O pistoleiro consagrou o ator Clint Eastwood.