Já pode vir para o futuro, McFly! A Lexus, fabricante de automóveis de luxo, resolveram realizar o sonho dos fãs do filme ‘De Volta Para o Futuro 2′ e criaram um “hoverboard” que funciona de verdade. O dispositivo consiste em um skate sem rodinhas que “voa” semelhante ao que fez sucesso no filme, em 1989.

O chamado Lexus Hoverboard sai do lugar graças à levitação magnética com supercondutores arrefecidos a azoto líquido e ímãs permanentes para obter um movimento sem atrito. O protótipo já está em testes em Barcelona, na Espanha, e ainda não tem previsão de lançamento ou venda. Ele faz parte de um projeto de quatro produtos revolucionários da campanha “Maravilhas em Movimento” da Lexus.

De acordo com Mark Templin, Vice Presidente Executivo da Lexus International, afirma: “Desafiamos constantemente nós mesmos e nossos parceiros para empurrar os limites do que é possível”. Ainda, diz que “essa determinação, combinada com nossa paixão e experiência para design e inovação, é o que nos levou a assumir o projeto Hoverboard”.

A empresa contou a BBC que o projeto é fruto de uma colaboração com cientistas especialistas em supercondutividade. Na aparência, o aparelho leva alguns traços dos carros da marca. Ainda segundo a BBC, para desapontamento geral, o hoverboard da Lexus não vai ser posto  à venda – é único do tipo e não deve, por ora, ser produzido comercialmente. O protótipo deve ser testado em Barcelona no decorrer das próximas semanas.

de-volta-para-o-futuro-2-skate-voador-do-filme-vira-realidade-pipoca-nerd

Hoverboard (Reprodução: Lexus/Google)

E o skate realmente funciona – mas apenas em um “ambiente controlado”. No vídeo, a prancha parece flutuar sobre uma pista de concreto, mas há um truque: sob a superfície há ímãs, sendo assim McFly, venha mas só pra assistir o vídeo publicidade do produto.