John Nash, o brilhante matemático ganhador do Prêmio Nobel, que inspirou o filme vencedor do Oscar “Uma Mente Brilhante”, morreu com sua esposa, Alicia Nash, no dia 24 de maio, em Nova Jersey, durante um acidente de carro.

Nash, de 86 anos, e sua esposa de 82, estavam viajando em um táxi quando o motorista do veículo perdeu o controle do carro, colidindo com outro carro. O casal foi jogado pra fora do veículo, como resultado do acidente, enquanto o motorista foi preso e mais tarde foi transportado para um hospital local. Nash, que tinha sido casado por quase 60 anos, morreu no acidente.

Nash e um grupo de matemáticos, recebeu o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 1994 por seu trabalho sobre a teoria dos jogos, o estudo do processo de tomada de decisão em ambientes competitivos.

A luta do matemático com esquizofrenia, uma doença que sofreu foi o tema principal do filme de 2001 A Beautiful Mind, estrelado por Russell Crowe e Jennifer Connelly que interpretaram o casal. O filme é baseado no livro biográfico sobre o casal, de mesmo título.

Crowe apenas reagiu à notícia através de sua conta no Twitter, onde ele lembrou o matemático e sua esposa.

“Atordoado … Meu coração vai para a família de John e Alice. Uma parceria maravilhosa. Mentes brilhantes, corações bonitos “, escreveu o ator.

Crowe também compartilhou uma foto em que ele é visto no set do filme com Nash.

Que descanse em paz.