0

Salve salve, pipoqueiros!

A atuação de Joaquin Phoenix como Coringa na telinha ainda é altamente criticada e um divisor de opiniões: Ele será melhor do Heath Ledger? E eu te respondo: Não existe um melhor coringa. Ou melhor, não existe um único Coringa. Ele é múltiplo. Podemos olhar o personagem em diversas interpretações, um Coringa mais humano ou com um distúrbio mental incontrolável ou então é só ele sendo sádico mesmo.
A origem do protagonista ainda é desconhecida, porém a mais aceitável é a do A Piada Mortal.
Um homem de origem humilde que acaba tendo um dia ruim, se mete com pessoas erradas e acaba pagando pelas consequências. Nessa história, acompanhamos um homem que por diversas vezes tenta carreira como comediante e falha. Por ser a pessoa que sustenta a casa, ele aceita uma proposta de invadir uma usina nuclear, por um bom dinheiro, e acaba tendo um fim trágico quando o Batman aparece para interromper o roubo. Ele se desequilibra e acaba caindo em um tonel de produtos químicos. (Por isso da aparência pálida dele).  Nesse acidente, os ácidos acabam com o visual e também com a instabilidade mental dele.

Temos muitos pontos em comum da HQ Vs filme, como por exemplo, ele ter fracassado como comediante e ter um vínculo familiar com uma pessoa.
A origem do personagem interpretado por Phoenix nos apresenta a um homem já com problemas mentais que mora com a mãe e tenta levar o sustento para casa com um trabalho onde ele é submetido a se vestir de palhaço. Ele vê uma oportunidade de virar o jogo apostando suas fichas no stand up, mas como sabemos, a vida desse personagem é trágica. Coisinhas vão dando errado até que ele surta de vez.

Nossas emoções por esse protagonista são como uma montanha russa, temos empatia por eles no começo (a vida as vezes pega pesado) e um pavor quando nos deparamos com as consequências. No Piada mortal, antes de sua origem, vemos uma cena chocante: Ele torturando, abusando e atirando em Barbara Gordon, tendo como fim a paraplegia dela. E no filme temos uma série de assassinatos desnecessários que ninguém, em sã consciência, aprovaria.

Essas duas versões do príncipe palhaço do crime nos mostra como que os monstros nascem, suas consequências e as cicatrizes do passado. Nada de romantizar o vilão da história, hein!
Basta um dia ruim para reduzir o mais são dos homens a um lunático…

Então, vamos colocar um sorriso nesse rosto?


Like it? Share with your friends!

0
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format