Um grupo de astronautas realiza uma missão em Marte. Após uma tempestade, Mark Watney (Matt Damon) não consegue voltar  à nave e o restante da tripulação é obrigado a partir sem ele. Mark ficou sozinho em Marte e precisa desenvolver recursos para sobreviver no planeta vermelho até que a Nasa o resgate. Ele tinha sido dado como morto.

Mark então se organiza para sobreviver o máximo de tempo no planeta. O astronauta consegue desenvolver agricultura plantando batatas dentro da base em uma estufa criada por ele. Mark se torna o melhor agricultor de Marte! E faz contato com a Nasa, que bola um plano emergencial de resgate do cosmonauta.

O filme se passa num futuro mais ou menos próximo em que podemos fazer uma viagem ao planeta vermelho com mais  facilidade. Atualmente, uma viagem a Marte é inviável, com duração aproximada de sete meses. Perdido em Marte tem foco no poder de superação do homem e no otimismo de realizar tarefas difíceis. Talvez o filme peque neste ponto em não trazer tantos momentos dramáticos a trama.

Com direção de Ridley Scott, Perdido em Marte (The Martian) traz uma elenco de peso: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Jeff Daniels, Michael Peña, Kate Mara, Sebastian Stan, Chiwetel Ejiofor e Sean Bean.

O filme é a adaptação cinematográfica do livro de Andy Weir.