Veja a Resenha de Livro Criatividade S.A. e relembre os melhores momentos dos filmes de Toy Story

Criatividade S.A. foi considerado o melhor livro sobre negócios do ano pela revista Forbes. E não é à toa. Ed Catmull, sócio fundador da Pixar, revela com bastante honestidade, todas as dificuldades e desafios que ele e diversos animadores enfrentaram desde o início da animação em computador, onde nenhuma empresa tinha interesse de investir, até o momento da Pixar se tornar reconhecida mundialmente. O que torna o livro tão interessante é que o autor não tem medo de reconhecer os erros da empresa e quais foram os caminhos para tentar acertar. Ele inclusive estimula o erro, reconhecendo que mais cedo ou mais tarde, todos nós fracassamos. E quanto antes a gente fracassa, melhor. Porque estamos mais perto de acertar.

O livro também se destaca pela forma que lida com a Gestão de Pessoas. Veja algumas opiniões do autor sobre isso:

“E desde então formulei uma política de tentar contratar pessoas mais inteligentes do que eu. Os retornos óbvios de pessoas excepcionais são que elas inovam, superam-se e, em geral, fazem com que sua empresa – e você por extensão – pareça melhor”.

“Dê uma boa ideia a uma equipe medíocre e ela irá estragá-la. Dê uma ideia medíocre a uma grande equipe e ela irá corrigi-la ou oferecer uma coisa melhor. Se você puder ter a equipe certa, então terá as ideias certas”.

Outra coisa interessante é ver como o processo de animação digital evoluiu, pois o livro cita os filmes realizados desde o início, a maioria disponíveis no YouTube, para que o leitor possa acompanhar.

Mas além de um livro de negócios, vemos um livro sobre processo criativo. É muito interessante observar como as ideias de filmes como Toy Story, Up, Wall-E e Procurando Nemo eram originalmente e como se tornaram com o aprimoramento da equipe.

Apesar de demonstrar vários exemplos do modelo de negócios da empresa, Ed Catmull diz o tempo todo que é contra fórmulas prontas e que a melhor maneira de desenvolver uma empresa é procurar entender o que se aplica melhor à sua empresa, manter-se sempre o estado de observação e não ter medo de errar.

Vamos ver agora um TOP 5 de cenas marcantes dos filmes de Toy Story. O primeiro filme de Toy Story foi o primeiro longa-metragem da empresa, e se tornou seu carro-chefe, uma obra memorável que faz parte da história do cinema.

  1. A Revolta dos Brinquedos contra Sid, o vizinho de Andy que destruía brinquedos

  1. A música “You Got a Friend in Me”, que abre o primeiro filme e se tornou tão famosa que fez parte dos outros filmes e concorreu a diversos prêmios

3. Os brinquedos disfarçados de cone, causando a maior confusão no trânsito e garantindo risadas

4. A história de como Lotso, o ursão de pelúcia que é o vilão da história, perdeu sua dona, consegue arrancar lágrimas. É de cortar o coração!

5. A cena em que Andy doa seus brinquedos para uma garotinha também é emocionante. Ele brinca com todos, relembra a importância de cada um. E ainda diz que Woody “nunca vai desistir de você”. É emocionante ouvir isto, depois de tudo que vimos Woody fazer para estar com Andy e fazê-lo feliz.