0

Veja a Resenha de Livro Criatividade S.A. e relembre os melhores momentos dos filmes de Toy Story

Criatividade S.A. foi considerado o melhor livro sobre negócios do ano pela revista Forbes. E não é à toa. Ed Catmull, sócio fundador da Pixar, revela com bastante honestidade, todas as dificuldades e desafios que ele e diversos animadores enfrentaram desde o início da animação em computador, onde nenhuma empresa tinha interesse de investir, até o momento da Pixar se tornar reconhecida mundialmente. O que torna o livro tão interessante é que o autor não tem medo de reconhecer os erros da empresa e quais foram os caminhos para tentar acertar. Ele inclusive estimula o erro, reconhecendo que mais cedo ou mais tarde, todos nós fracassamos. E quanto antes a gente fracassa, melhor. Porque estamos mais perto de acertar.

O livro também se destaca pela forma que lida com a Gestão de Pessoas. Veja algumas opiniões do autor sobre isso:

“E desde então formulei uma política de tentar contratar pessoas mais inteligentes do que eu. Os retornos óbvios de pessoas excepcionais são que elas inovam, superam-se e, em geral, fazem com que sua empresa – e você por extensão – pareça melhor”.

“Dê uma boa ideia a uma equipe medíocre e ela irá estragá-la. Dê uma ideia medíocre a uma grande equipe e ela irá corrigi-la ou oferecer uma coisa melhor. Se você puder ter a equipe certa, então terá as ideias certas”.

Outra coisa interessante é ver como o processo de animação digital evoluiu, pois o livro cita os filmes realizados desde o início, a maioria disponíveis no YouTube, para que o leitor possa acompanhar.

Mas além de um livro de negócios, vemos um livro sobre processo criativo. É muito interessante observar como as ideias de filmes como Toy Story, Up, Wall-E e Procurando Nemo eram originalmente e como se tornaram com o aprimoramento da equipe.

Apesar de demonstrar vários exemplos do modelo de negócios da empresa, Ed Catmull diz o tempo todo que é contra fórmulas prontas e que a melhor maneira de desenvolver uma empresa é procurar entender o que se aplica melhor à sua empresa, manter-se sempre o estado de observação e não ter medo de errar.

Vamos ver agora um TOP 5 de cenas marcantes dos filmes de Toy Story. O primeiro filme de Toy Story foi o primeiro longa-metragem da empresa, e se tornou seu carro-chefe, uma obra memorável que faz parte da história do cinema.

  1. A Revolta dos Brinquedos contra Sid, o vizinho de Andy que destruía brinquedos
  1. A música “You Got a Friend in Me”, que abre o primeiro filme e se tornou tão famosa que fez parte dos outros filmes e concorreu a diversos prêmios

3. Os brinquedos disfarçados de cone, causando a maior confusão no trânsito e garantindo risadas

4. A história de como Lotso, o ursão de pelúcia que é o vilão da história, perdeu sua dona, consegue arrancar lágrimas. É de cortar o coração!

5. A cena em que Andy doa seus brinquedos para uma garotinha também é emocionante. Ele brinca com todos, relembra a importância de cada um. E ainda diz que Woody “nunca vai desistir de você”. É emocionante ouvir isto, depois de tudo que vimos Woody fazer para estar com Andy e fazê-lo feliz.

 

 


Like it? Share with your friends!

0
Cainã Monteiro
Publicitário apaixonado por cinema e literatura.
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format