0

Séries literárias que conquistam vários públicos. Elas chegam em grupo e invadem livrarias, listas de mais vendidos e cinemas. Com leitores fiéis, as séries de livros têm conquistado públicos de diferentes idades e desafiado o clichê de que atualmente não há gente interessada em dedicar tempo para longas leituras.

Quatro e Tris (Foto reprodução: Paris Film)
Quatro e Tris (Foto reprodução: Paris Film)

Nesta semana, mais um produto desse fenômeno será lançado. A adaptação cinematográfica de Insurgente, segundo livro da saga Divergente, da escritora Veronica Roth, ganha a telas na quinta-feira. O longa é aguardado com ansiedade pelos aficionados — no primeiro sábado deste mês, um encontro reuniu fãs em uma livraria da Capital para discutir as expectativas sobre o filme, fazer jogos e distribuir brindes.

A trilogia de Veronica, que totaliza mais de 1,5 mil páginas, tem como principais seguidores os adolescentes, público que se acostumou a curtir leituras volumosas.

— É possível traçar uma linha de corte depois de O Senhor dos Anéis e Harry Potter, séries enormes, nas quais um volume emenda no outro, mas é possível ler separadamente. A partir daí, os jovens começam a consumir livros com muitas páginas, o que não se esperaria deles antes — diz Regina Zilberman, especialista em literatura infantojuvenil.

Para os leitores, as séries aprofundam a relação com os personagens de maneira única. Uma das organizadoras do encontro sobre Divergente em Porto Alegre, a estudante Aline Dal Bó, 14 anos, conta que acaba considerando os protagonistas das histórias quase como amigos:

— Principalmente nas séries mais longas, a gente acompanha os personagens torcendo por eles.

Tamanha devoção dos leitores não passou despercebida por quem faz da ficção um mercado vantajoso.

— A força desse público é frequentemente subdimensionada. Começamos a perceber seu poder a partir da saga Crepúsculo. No cinema, você pode até ter fãs de personagens como James Bond, mas isso não quer dizer que haja quem se engaje e os defenda como fazem os leitores com seus personagens — afirma Gabriel Gurmam, gerente de marketing da Paris Filmes, empresa que distribui o longa Insurgente no Brasil e costuma promover e apoiar reuniões de fãs.

A tendência não se restringe ao público juvenil. Cinquenta Tons de Cinza, outra trilogia literária que virou filme, conquistou leitores de diferentes faixas etárias.

— A gente vive atualmente em uma cultura de séries. Não era assim há 15 ou 20 anos. É um formato que possibilita lançar uma isca no mercado e depois ver se dá certo — diz Regina Zilberman.

Da mesma forma que O Senhor dos Anéis e Harry Potter ajudaram a fomentar o mercado editorial juvenil, Cinquenta Tons… parece igualmente inspirar novos títulos. Também erótica, a série Toda Sua, de Silvia Day, já consta das listas de best-sellers.

— São livros que conquistaram um público que não costumava frequentar obras impressas, formando público para leituras semelhantes — completa Regina.

Cinquenta Tons

Depois de mais de 100 milhões de livros vendidos, o fenômeno Cinquenta Tonsde Cinza está em cartaz desde 12 de fevereiro nas salas de cinema. A expectativa é de que, assim como o livro, a versão cinematográfica também seja produzida como uma trilogia.

Divergente

Com estreia nesta quinta-feira nos cinemas, a Série Divergente: Insurgentesegue a aventura da deslocada Tris (Shailene Woodley). Em um mundo distópico, a personagem e seu parceiro Quatro (Theo James) agora são fugitivos procurados por Jeanine (Kate Winslet), a líder da Erudição.

Em busca da verdade sobre o mundo em que vivem, o casal vive assombrado por escolhas feitas no passado. Insurgente constitui a sequência de Divergente, filme estreado em 2014, e deve ser seguido por A Série Divergente: ConvergenteParte 1 (com estreia prevista para 2016) e Parte 2 (para 2017). Ainda que não tenha os números de franquias bilionárias como Harry Potter e Crepúsculo(Divergente arrecadou US$ 288 milhões nos cinemas), trata-se de uma das maiores apostas da Lionsgate, principal produtora independente de cinema dos Estados Unidos.

Jogos Vorazes

Assim como Divergente, Jogos Vorazes é uma saga distópica na qual a alta tecnologia futurista convive com a injustiça e a barbárie. Nos cinemas, a saga foi dividida em quatro filmes, sendo que o último deles, A Esperança: Parte 2, deve estrear em novembro.


Like it? Share with your friends!

0
Clezia Moura

CEO & Fundadora do Pipoca Nerd® 🍿 Publicitária | Social Mídia | Nerd | Jedi | AL🌵| ♊️
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format