A gente ama filmes, mas a gente ama mais ainda filmes com aquela trilha sonora legal que embala cenas inesquecíveis e que gruda na nossa cabeça. Tem coisa melhor do que sair do cinema e ir direto procurar a soundtrack do filme?

A trilha sonora de um filme pode fazer toda a diferença: o clima de uma cena pode mudar totalmente de acordo com a escolha musical que vai acompanhá-la. E, ainda, a música faz uma conexão afetiva com a imagem: por exemplo, toda vez que nos lembramos da emblemática cena dos macacos de 2001: Uma Odisseia no Espaço, pensamos logo na canção Also Sprach Zarathustra, de Richard Strauss.

Aqui tem uma listinha, sem ordem de preferência, de trilhas sonoras que valem muito a pena serem ouvidas. Claro que os filmes listados já são maravilhosos, mas a musica ajuda, vai!

Mesmo se Nada Der Certo

Keira-Knightley-in-Begin-Again

A trilha do filme é original e foi composta por vários artistas, mas a maioria é interpretada pela atriz Keira Knightley e Adam Levine, vocalista do Maroon 5. As músicas são lindas, fofas e românticas e Lost Stars concorreu ao Oscar de melhor canção original. A surpresa fica por conta de Knightley, que tem uma voz bela e suave, carregando as canções com louvor.

Juno

juno

O álbum com as canções do filme é basicamente um apanhado de músicas de indie rock dos anos 90 e 2000, misturado com clássicos americanos. Aqui tem desde Buddy Holly a Belle e Sebastian e Cat Power. Foram usadas várias composições de Kimya Dawson, artista folk americana. Também tem os super fofos Michael Cera e Ellen Page cantando juntos na última cena do filme.

300 Dias Com Ela

300 dias com ela

Neste longa a música tem um papel importante, já que o gosto musical em comum é a desculpa para o começo do relacionamento amoroso dos protagonistas (Zooey Deschanel e Joseph Gordon-Levitt). Regina Spektor, The Smiths, Doves, Simon & Garfunkel e Pixies fazem parte do diversificado álbum. A banda de Zooey Deschanel, She & Him também tem canções inclusas na trilha.

I Am Sam

i am sam

Neste drama, Sean Penn interpreta Sam Dawson, um adulto com deficiência cognitiva que descobre que tem uma filha (Dakota Fanning) com a mesma idade mental que a sua. Sam é fã incondicional dos Beatles e, por isso, toda a trilha sonora foi produzida com composições da banda interpretadas por outros artistas. Eddie Vedder canta You’ve Got to Hide your Love Away, Rufus Wainwright canta a belíssima Across the Universe e Ben Harper, The Wallflowers, The Vines, Nick Cave e outros músicos fazem versões de sucessos dos Beatles.

Forest Gump

forest gump

No longa, as músicas servem de pano de fundo para contar a história de Forest (Tom Hanks), que na verdade é testemunha de várias décadas dos eventos históricos dos Estados Unidos. Assim, as músicas passam pelos anos 50 e 60, com o começo do rock e do blues, atravessam o movimento hippie da década de 70 e os clássicos do rock dos anos 80. Elvis Presley, Joan Baez, Aretha Franklin, Bob Dylan, Beach Boys, The Doors, Willie Nelson e vários outros músicos integram a extensa trilha sonora, que é o perfeito retrato da música clássica americana.