Nvidia anunciou um novo membro para a família de dispositivos Shield durante o seu evento com a imprensa na Game Developers Conference 2015, um console desenhado para a sala de estar, com base Android e capaz de transmissão e captura 4K

“Em primeiro lugar, é baseada no mais popular sistema operativo do planeta. Em segundo lugar, garante a oferta da Google Play Store, com a miríade de aplicações lá disponíveis,” disse o CEO da Nvidia Jen-Hsun Huang. “Em terceiro lugar, é capaz de sincronização com todos os meus dispositivos. Finalmente, tem um incrível sistema de detecção de voz”.

A “primeira TV 4K Android no mundo” será capaz de receber vídeo 4K, 60 Hertz “muito em breve”. O dispositivo de entretenimento de sala de estar oferece também funcionalidades Android TV, para que os utilizadores possam acender a uma enorme biblioteca de filmes e aplicações.

A Nvidia Shield é capaz de correr jogos localmente, ou via stream, com a subscrição da companhia, o Nvidia Grid, que garante a transmissão remota de jogos com 1080p e 60fps. O dispositivo tem o gaming no centro da sua arquitetura, oferecendo mais de 50 jogos no lançamento, via loja Grid.

“Precisamos de uma grande loja. Bem, a Google Play terá milhares de jogos disponíveis. Criámos uma loja para mostrar os melhores dos melhores jogos, desenhados para a Shield.”

Jogos notáveis mencionados durante o evento incluem Doom 3, Crysis 3, Portal, Star Wars: Knights of the Old Republic, Half-Life 2: Episode 1, The Talos Principle, Borderlands: The Pre-Sequel, The Witcher 3, Dead Rising 2, Metro Last Light Redux, Metal Gear Rising: Revengeance, Batman: AO e Ultra Street Fighter 4.

A caixa designada para a sala traz no interior um processador Tegra X1, com um GPU de 256-bit Maxwell e 3GB de memória. O seu corpo tem ainda uma ranhura para um MicroSD, um port Micro USB, dois USB Type-A 3.0, entrada Ethernet e HDMI.

O Nvidia Shield é capaz de suportar Android Bluetooth 4.1, conexões dual-band 801.11ac Wi-Fi, surround 5.1 e 7.1 por HDMI e um receptor IR.