Na Siggraph 2015, Remedy Entertainment junto com Ari Silvennoinen e Ville Timonen, deram um discurso intitulado “GlobalIllumination Multi-Scale em Quantum Break,” para falar sobre as técnicas avançadas utilizadas em iluminação do próximo exclusivo do Xbox One.

Os slides da apresentação foram de imagens interessantes e com comparações entre os vários efeitos e seus estágios intermediários.

 

 

Primeiro de tudo, temos três adoráveis ​​screenshots, clique nas imagem para ver em qualidade melhor:

Quantum-46 Quantum-47 Quantum-43

 

Aqui temos um dos elementos de iluminação global, começando com uma imagem final:

Quantum-45

Screen Space Lighting:

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Iluminação em Grande Escala :

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Multi-Scale Iluminação:

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Componentes de iluminação:

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Voxel Tree:

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Seamless interpolação (permite iluminar objetos estáticos e dinâmicos com os mesmos dados de iluminação global):

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Aqui está uma imagem final com todas as características globais de iluminação

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Aqui está a mesma imagem sem iluminação global, usando apenas efeitos na tela e iluminação ambiente.

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A mesma comparação, porém mostrando apenas a iluminação na parte inferior.

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A iluminação global também é usado para implementar a iluminação volumétrica.

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Iluminação “Screen-Space” essa iluminação é feita em 1280×720 (720p), coisa que é muito normal no desenvolvimento de jogos, porém o jogo já está rodando a 1920×1080 (1080p).

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É interessante mostrar que o fato da Remedy conseguir rodar essa iluminação em 720p é incrível, visto que a maioria dos jogos utilizam  iluminação em sub-HD, como por exemplo “Assassin’s creed Unity” que foi mostrado na mesma feira, e pelo menos na versão do PS4, a iluminação roda a 512 x 256.

original

Extra: Tanto Quantum Break quanto Rise of the Tomb Raider  usam GPGPU, que é uma técnica de computação assincrona para o cálculo avançado de luzes volumétricas. Trata-se de uma metodologia de cálculo de voxels que se revela independente da resolução e que permite o cálculo de luzes volumétricas após o cálculo de sombras com composição de transparências.

Não mostramos tudo nesse artigo porque ficaria muito extenso. Para ver todas as técnicas utilizada no jogo Clique Aqui

O jogo será lançado no dia 05 de abril de 2016. Exclusivo de Xbox One.