A série A Seleção é o primeiro livro da série da autora Kiera Cass e foi lançado em 24 de abril de 2012 nos EUA. A trilogia ainda conta com mais três livros:  “A Elite” lançado em 2013, “A Escolha” lançado em 2014 e  “A Herdeira” (o último livro) lançado em 2015.

Quando você vai à livraria, essa série te pega pela capa. Simplesmente espetacular. É queridinha também porque no enredo temos reis, rainhas, príncipe bonzinho disputando com um guarda bonitão do palácio o amor da mocinha, e um concurso disputadíssimo para ser a escolhida do príncipe.

A história acontece em um país chamado Illéa, que é uma monarquia dividida em castas. A protagonista da história é America Singer da casta Cinco, que entra para a seleção para disputar com 34 garotas o concurso e tornar-se esposa do príncipe Maxon e futura rainha de Illéa.

As Castas

  • Casta 1: A nobreza e o Clero.
  • Casta 2: Celebridades, modelos, atletas profissionais, políticos, atores e oficiais.
  • Casta 3: A elite, educadores, filósofos, inventores, escritores, cientistas, médicos, veterinários, dentistas, arquitetos, bibliotecários, engenheiros, psicólogos, cineastas, produtores musicais, advogados.
  • Casta 4: Fazendeiros, joalheiros, corretores de imóveis e de seguros, chefes de cozinha, mestres de obras, proprietários e donos de restaurantes, lojas e hotéis.
  • Casta 5: Artistas, músicos e dançarinos.
  • Casta 6: Secretários, serventes, governantas, costureiras, balconistas, cozinheiros, motoristas.
  • Casta 7: Jardineiros, pedreiros, lavradores, pessoas que limpam calhas e piscinas, e quase todos os trabalhadores braçais.
  • Casta 8: Pessoas com deficiência (especialmente quando desamparadas), viciados, fugitivos, sem-tetos.

A série conta, ainda, com dois spin-offs: The Prince, que foi lançado em 2013 e a história é narrada pelo príncipe Maxon;  e o segundo, The Guard, que foi lançado em 2014 e a história é narrada por Aspen. E em 2015 foi lançado em ebook o conto A Rainha, que é narrada pela rainha Amberly, a mãe de Maxon, retratando como ela foi escolhida pelo rei Clarkson.

Em 2012 a The CW comprou os direitos autorais da trilogia de livros para que se tornasse uma série, todavia, o piloto foi rejeitado. Posteriormente a CW tentou outro piloto com um conteúdo mais adulto que também foi rejeitado. Por isso, os direitos da série retornaram para a autora Kiera Cass. Em Abril desse ano, vários fãs da saga de livros “A Seleção”, da autora Kiera Cass, subiram a tag #WeWantTheSelectionMovie no Twitter. Atendendo aos apelos dos leitores, foi divulgado pelo site Deadline que a Warner Bros garantiu os direitos de adaptação do livro “A Seleção”.

O roteiro será escrito por Katie Lovejoy. A adaptação conta com os seguintes produtores: Denise DiNovi & Alison Greenspan (Se Eu Ficar, Edward Mãos de Tesoura, Golpe Duplo) e Pouya Shahbazian (Divergente, Insurgente).

Agora, só nos resta aguardar o lançamento dos filmes da série e correr para o cinema.