Livros de colorir fazem sucesso entre adultos. Puxado pela febre da obra Jardim Secreto, que ocupa ranking dos mais vendidos no País, as obras se replicam e ganham novos adeptos.

No aniversário de 23 anos, comemorando em março passado, a estudante de direito Cibele Uchoa ganhou, entre outros títulos mais densos, um livro de colorir. “Eu curti muito e o livro tem sido bem útil, porque preciso desse tipo de distração”, conta. Cibele foi aluna de pintura da artista plástica Nice Firmeza (1921 – 2013) no Conservatório Alberto Nepomuceno, mas confessa ter sido uma criança sem muita aptidão com os pincéis e lápis. “Eu tenho dificuldade para desenhar, então, me sentia um pouco limitada. Já esses livros são uma atividade mais lúdica e eu acabo relaxando”, diz.

Assim como a estudante, muitos adultos têm se rendido aos livros de colorir. A obra Jardim Secreto, da escocesa Johanna Basford, vem ajudando a difundir essas publicações. O livro ocupa o primeiro lugar na lista dos best-sellers da livraria Amazon neste mês. A obra já vendeu mais de 1,4 milhão de cópias e é sucesso mundial. Aqui no Brasil, o título já atingiu a marca de 100 mil exemplares vendidos desde dezembro passado.

“Com essas atividades lúdicas, o adulto sai do que ele está vivenciando, do estresse do cotidiano, e se resgata, busca o prazer”, destaca Rosirene Brígido, psicóloga e pedagoga. Ela afirma, porém, que a atividade não terá o mesmo resultado em todas pessoas. “Só tem efeito terapêutico se o sujeito se permitir viver esse momento. E na vida adulta é mais difícil que isso aconteça”, diz.

Para a pesquisadora, a pintura na fase adulta não é uma fuga, nem uma busca pela infância. “Pintar é se dedicar a um momento simbólico de prazer que auxilia também no desenvolvimento profissional”, ressalta.

Já para a fisioterapeuta Monaliza Campos os desenhos ajudam a reviver a imaginação em meio as atividades diárias. “Traz uma paz, estimula a criatividade”, enumera. Ela, que se diz bem empolgada com as novas publicações, afirma ser difícil encaixar a pintura no dia corrido. “O tempo não permite muito, mas sempre que posso dou uma rabiscadinha”, conta. Monaliza diz que o gosto pela pintura vem desde a infância, mas que segue no presente. “Os livros viraram febre agora no mundo inteiro porque são um passatempo relaxante para desligar um pouco do mundo, desopilar”.

[section label=”Sucesso de vendas” anchor=”Sucesso de vendas”]

“Começamos a observar, em 2014, o aumento no número de lançamentos e o sucesso no exterior de muitos livros de colorir para adultos. Pesquisamos a tendência e descobrimos que o mais bonito e bem-sucedido era o Jardim Secreto de Johanna Basford”, afirma Nana Vaz de Castro, gerente de aquisições da Sextante, editora que publica a obra no País.

Este mês, a Sextante lança Floresta Encantada, obra da mesma autora. Nana Vaz destaca que os livros são sucesso de público, pois dialogam com diferentes idades. “O mercado brasileiro é muito dinâmico, sempre em busca de novidades. E um dos atrativos do Jardim Secreto é que ele atinge todas as faixas etárias, e conquistou leitores desde o público infantil ao sênior”, conclui.

[section label=”SAIBA MAIS” anchor=”SAIBA MAIS”]

Jardim Secreto e outros títulos

Com traços no psicodelismo e desenhos elaborados, o Jardim Secreto estimula a concentração e ajuda a reduzir o estresse entre os adultos, por meio da pintura . A obra está no topo dos livros mais vendidos entre o mês de março e o começo de abril. Outros livros foram lançados no mesmo segmento, a exemplo de: Mãe, te amo com todas as cores, Mandalas Mágicas 1 e 2, Fantasia Celta e Suruba para colorir.
[section label=”Serviço” anchor=”Serviço”]

Jardim secreto de Johanna Basford

Quanto: R$ 29,90

Editora Sextante, 96 páginas