O livro Como eu era antes de você da escritora Jojo Moyes foi lançado no Brasil em 2013 pela Editora Intrínseca. A obra é um fenômeno mundial, vários blogs e muitos amigos a intitulam como espetacular.

A história é sobre Louisa Clark e Will Traynor. Louisa é uma jovem de 26 anos, garçonete de um café, arrimo de família e namorada de um jovem patético chamado Patrick. Ela simplesmente adora trabalhar nesse lugar e não tem ambições e sonhos de cursar uma faculdade, de arranjar outro emprego ou de morar em outro lugar.

Lou mora com seus pais, sua irmã, sobrinho e seu avô. Sua família vive de forma modesta e a renda de Lou é essencial para o sustento da prole. Mas ocorre que o dono do café vende o estabelecimento em que Lou trabalha e ela fica sem emprego.

Desempregada e sob forte pressão da família, Lou procura uma agência de emprego, mas sua falta de qualificação é um grande empecilho. A agência de empregos lhe oferece um emprego para ser cuidadora de um tetraplégico e sem muitas opções, Lou acaba aceitando a oferta.

O emprego de Clark é cuidar de Will Traynor. Will é um jovem de 35 anos, lindo de morrer que foi atropelado e ficou tetraplégico. Will era o oposto de Lou: ambicioso, empresário de sucesso, aventureiro, amante de esportes radicais, conhecedor do mundo inteiro e todas as garotas mais lindas e ricas arrastavam um caminhão por ele. E a grande ironia é que Will não ficou tetraplégico pulando de bungee jumping ou escalando uma montanha, ele ficou em uma cadeira de rodas depois de ser  atropelado por um motociclista ao tentar atravessar uma rua.

Will é irônico, rabugento, sarcástico e ele tenta transformar a vida da Lou em um martírio e isso a faz vacilar muito em continuar no emprego, mas ela realmente precisa do dinheiro e o salário é muito bom.

A história começa a se desenrolar a partir daí, tendo em vista que o foco do livro é a relação entre Lou e Will. Ambos mudarão para sempre a vida um do outro.

Esse romance é perturbador e emocionante.  Will é o grande personagem da história, pois ele é o responsável por todas as discussões que envolvem o livro.

Após essa leitura, não será incomum sair pelas ruas observando como as calçadas são irregulares. E você vai parar de encarar um deficiente na rua. São atitudes ridículas que temos e que precisamos melhorar. Além disso,  o livro traz uma discussão muito forte que só entenderá quem realmente tentar se colocar no lugar do outro. Faça a leitura sem julgamentos e com benevolência.

Antes de iniciar a leitura do livro, consulte se algum amigo já leu, pois você vai precisar urgentemente dele quando terminar a leitura. Se precisarem estarei à disposição também.

Esse livro é incrível, uma das minhas melhores leituras deste ano.

Ainda bem que vai ter um filme! E pelo que parece, deverá ser lançado em 03 de junho de 2016 nos Estados Unidos. Sam Claflin e Emilia Clarke vão estrelar o filme. Vamos tentar segurar a ansiedade para saber como a história será retratada nas telonas.