0

Eu sou do tipo que compra livro pela capa, vocês já devem estar cansados de saber disso, né? Na maior parte das vezes, o livro passa meses na minha estante até a capa me encantar de novo e eu decidir pegá-lo pra ler. E foi isso que aconteceu com esse livro.

A lista de Brett conta a história de Brett Bohlinger, uma mulher bem sucedida, com um namorado, emprego e tudo mais que se tem direito. Acontece que sua mãe morre e o livro começa a acontecer a partir daí.

Leituras que envolvem mortes de personagens marcantes sempre me deixam numa bad. Particularmente sensível por motivos pessoais, quase sempre deixo o livro de lado e guardo pra outro momento. Não foi o caso desse.

A mãe de Brett, Elizabeth Bohlinger decide guiar a filha à felicidade plena mesmo após a sua morte. Ela deixa por escrito que Brett só receberá a herança se seguir uma lista. Essa lista contém atos de mudança extrema na vida dela. Do emprego ao relacionamento, Brett terá que questionar tudo se quiser manter o estilo de vida que conhece.

Elizabeth é o tipo de mãe que conhece cada detalhe da filha. Ela listou cada desejo de forma a não deixar brechas e moldar a felicidade que a filha conhecia quando criança.

O livro é delicioso e mesmo com todo estilo chick-lit de ser, ele surpreende. Nos trás pensamentos da realidade, do quanto mudamos ao crescer e como a rotina da vida nos endurece aos poucos. Chorei em alguns momentos e me perguntei o que eu queria pra ser feliz aos 14 anos. Confesso que até agora não consegui delimitar isso.

O final do livro é esperado mas mesmo assim, você corre pra saber o que acontece. É o tipo de livro que você lê correndo pra saber o que vai acontecer e ao mesmo tempo, lê devagar pra não acabar. Senti falta de algumas informações de personagens secundários, ficou vago. Como um livro escrito em primeira pessoa, nos deixa a desejar essa interação. Nada que desvalorize a escrita da autora e a mensagem geral do livro.

Falando da capa, inicialmente chama atenção pelas cores e simplicidade, mas após a leitura estar fluindo, percebi que cada detalhe faz parte da lista e da história. Tudo muito bem conectado com a trama e muito bem representado. Linda de se “ler”.

Enfim, livro delicioso. Daqueles que te fazem pensar e ao mesmo tempo curam aquela ressaca literária anterior. Vale a pena por todo carinho e atenção de uma mãe pra uma filha. Vale a pena por todo carinho de uma autora. E mais que tudo, vale a pena por cada mensagem de autorreflexão. Que todos tenham uma lista mental do que realmente nos faz feliz.

E boa leitura.


Like it? Share with your friends!

0
Denise Lima

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format