0

Olá pipoqueiros, turubooom com vocês?

Estamos chegando com mais um lançamento nacional, daqueles bem amorzinho e super recomendado durante a Bienal. Melhor que isso, a autora ainda é uma fofa e super acessível… Como ficar melhor?

As férias da minha vida, da autora Clara Savelli conta a história de Ísis e suas amigas, Vivi e Brenda. Quando Ísis e Vivi fizeram 15 anos, queriam viajar pra algum lugar e comemorar. Os pais toparam mas impuseram uma condição: esperar Brenda também fazer 15 anos para viajarem todas juntas. Acontece que a Brenda só fazia 15 anos dois anos depois e, por isso, tiveram que esperar.

Brenda queria ir pra Disney, mas a Cecília, tia super louca e descolada, surgiu com uma viagem pra República Dominicana, com tudo incluso, bem baratinho. Como recusar uma viagem pra praias caribenhas e bastante mojito, não é mesmo?

A viagem começa bem louca, Ísis é daquelas que fica mediando o conflito entre as duas irmãs e está querendo mais do que nunca umas férias com paz e sossego. Parece que a última coisa que a Ísis vai ter é sossego. Logo de cara Vivi se apaixonada pelo professor de zumba e esse tem OTÁRIO escrito na testa. Pra piorar o dedo podre da amiga, o cara ainda banca o abusador de várias meninas do resort, sendo que só a Vivi não percebe.

No meio disso tudo, Ísis fica afim do cara que tá afim da Brenda, faz amizade com o Fred, um moreno bonitão e de sorriso largo e só quer jogar vôlei sem ter uma queimadura de terceiro grau. Se as coisas poderiam ficar mais confusas, não sei como.

O livro tem os ingredientes certos: tem romance fofinho, tem melhores amigas bicudas, tem uma tia SENSACIONAL e tem meninos gatos. Tem também empoderamento, relacionamento tóxico e dicas valiosas sobre como parar de quebrar a cara e menosprezar quem tá do seu lado.

Um livro pra quem tá na bad é quer sair de uma ressaca. A Clara tem uma leitura fluída e leve, super alto astral. Se engana que é só amorzinho… o livro fala muito de empoderamento e bastante sobre a culpa que as pessoas abusadas sentem. Nada disso, mesmo! A culpa do abuso é SEMPRE do abusador. Fiquem atentas, meninas. Nada de se culpar nem achar que deu brecha pra qualquer coisa. Não é não e o cara que não respeita isso é um lixo.

Odiamos boy lixo aqui.

Ísis é uma personagem confusa. Em alguns momentos eu tive um ranço dela, mas depois eu entendi. A Vivi é um nojo e eu amei demais a Brenda. Menina de 15 anos com maturidade e personalidade nerd… diva rainha.

Sobre o Nicolas: que amoreco de menino, meodeos. Ele é um querido e suas atitudes são lindas. Mesmo ele sendo muito escroto num primeiro momento, o personagem é muito fofo, mesmo!

O livro ainda tem uma pegada sobre decisões de vestibular, como conversar ou barrar atitudes tóxicas dentro de casa, quando os pais parecem nos comparar com qualquer pessoa e isso mina nossa confiança. O que a Clara conseguiu colocar de ajuda nesse livro, não está no gibi. (me senti uma velha idosa com esse trocadilho, credo)

Mas de resto, adorei o livro. Embora algumas partes tenham sido cansativas pra mim, em alguns momentos senti falta de alguns personagens, achei o Juan cansativo, me senti carente de mais Cecília. Em determinado momento eu senti uma overdose da Ísis, mas no geral, funcionou. O livro é rapidinho de ler e o melhor: ele tem um fim, tem todo um contexto e tem um epílogo. Isso me deixou maravilhada, mas eu senti um gancho pra uma continuação ai, hein, Clara.

Venham ler a história da Sisi (porque eu tenho uma amiga Ísis e eu também a chamo assim, Nicolas) e pegue essa referência comigo. Se gostar, comenta aqui. Se não gostar, leia de novo e comenta aqui. Haha

Beijo e até breve.

 

PS.: Baila, Juanito!


Like it? Share with your friends!

0
Denise Lima

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format