0

Olá pipoqueiros, turubom?

Preciso começar essa resenha falando que estou impactada real com esse livro. Essa obra foi lançada inicialmente no Clube Intrínsecos (quero, aliás) e depois disponibilizada comercialmente em todas as livrarias.

O livro “Daqui pra Baixo” é todo narrado em versos, trazendo uma nova perspectiva na minha leitura, visto que nunca tinha lido um livro inteiro, que conta apenas uma história, nesse formato.
A história do livro é a morte de Shawn e o dilema de Will, perante a perda do irmão mais velho. Will sofre a dor calado, seguindo as regras da sua comunidade: não chorar, não dedurar e se vingar. Embora a dor o corroa por dentro de tal forma que o sufoca, ele jamais quebraria as regras que seu irmão mesmo o ensinou.

Para começar a falar desse livro, um detalhe importante, ele acontece no geral em 24 horas e a parte principal leva apenas 67 segundos. Tudo acontece em 67 segundos do Will dentro de um elevador. Lembrando que não necessariamente o elevador é um elevador. Ao meu ver foi apenas uma alusão ao descer ou subir, ficar em silêncio, não conversar e seguir o fluxo. Um outro detalhe legal é a diagramação do livro. Impressionante a capa, as páginas, o cuidado com cada detalhe. Cada pular de linha a mais, página em branco, desenhos… tudo pensado exclusivamente no contexto forte e importante da narrativa.

Brilhantemente o autor nos trás a dor do Will de forma crua. A dor dele é tão dilacerante que nos cega e dá aquele frio na espinha. Eu passei o livro inteiro com aquele nó se formando, aquela bola de neve, aumentando, aumentando, aumentando, até que eu achei que ia surtar junto com ele.
O livro é tão denso que não sei como ele fez isso em poucas palavras. É lindo e triste, ao mesmo tempo.

Os 67 segundos que se passam na vida de Will, dele se questionando sobre a vingança, dele sendo questionado pelas pessoas que ele perdeu, sobre o ciclo da vingança que ele quer ou acha que precisa, sobre as certezas que ele acha que tem… Tudo é intenso.
Will é um personagem doce, fora do seu controle, instaurado numa comunidade violenta e tomada pela desigualdade. Nada diferente do que a gente vê por ai, não é? Mas Will é diferente, ele não nasceu praquilo. Não é do seu feitio. E isso fica claro em cada página também.

Jason é um mestre dos versos. Uns eu quis colocar num potinho. Outros que me fizeram chorar. Alguns me deram nó na garganta. O livro é sensacional e eu me arrependi de não ter lido antes.

Outra coisa interessante no livro é a fluidez dele. Eu o li em uma hora, sufocada pela curiosidade. Eu precisava saber qual seria a atitude do Will. No fim, eu fiquei com aquele cara de: QUE? mas depois eu entendi. Eu entendi que não era sobre a atitude que ele ia tomar naquele momento. O livro é sobre a atitude que tomamos para quebrar padrões. É sobre atitudes que sufocamos ou atitudes que achamos as mais certas sem parar realmente para pensar sobre elas.

De uma coisa eu sei, Will é uma parte de mim. Ele é uma parte da sociedade doente e cansada, uma parte da sociedade que apanha. Will é um pedaço de você, com certeza. Ele é a dúvida, o medo, a angústia. Will faz parte de todos nós.
Lindo esse livro. Apaixonante e necessário. Leiam, mas leiam de coração aberto e sem julgamentos, sem achar que o final deveria ser algo que não é. Em 67 segundos, foi muita ferida exposta e um livro incrível aberto pra nós.
Leiam.

“tem risada
que é tão alta
e apontada
pra você

que acho
que pode ser
tão ruim quando
o impacto

de uma bala.”

– tem livros tão altos quanto essa risada, também.

Até breve.


Like it? Share with your friends!

0
Denise Lima

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format