O livro A Espada do verão é o primeiro livro da série Magnus Chase que fora lançado pela Editora Intrínseca. Riordan já conquistou o mundo quando escreveu a série Percy Jackson & os Olimpianos e agora está pronto para impressionar com Magnus Chase.

O livro é um mergulho na mitologia nórdica com os personagens famosos Odin, Thor, Loki, Frey de um jeito bem mais interessante.

Magnus é um garoto órfão de 17 anos que é morador de rua em Boston. A mãe de Magnus faleceu alguns anos antes e ele nunca soube quem era seu pai. Com a morte precoce da mãe, Magnus fora obrigado a vagar pelas ruas de Boston, sempre fugindo da polícia ou do serviço social, vivendo um dia de cada vez com todos os perigos e dificuldades que um jovem morador de rua pode suportar.

A família de Magnus é abastada, precipuamente seu Tio Randolph, todavia sua mãe sempre o alertou a manter distância da família. Sem o auxílio da família, só restou o convívio com Blitz e Hearth que eram moradores de rua também.

De repente, não mais que de repente, Magnus fora procurado por um tio e sua prima Annabeth. Ao se esquivar da família, Magnus foi até a casa de seu tio Randolph que acabou revelando que Magnus era filho do deus Frey e que corria grande perigo, pois estava sendo perseguido por Surt. Magnus descobriu que as lendas vikings são reais e que os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra.

Na mitologia nórdica e nas crenças pagãs, como na religião ÁsatrúFreyFrejFreyr ou Freir é um deus representado como belo e forte. É a divindade da paz e prosperidade, das boas colheitas e da agricultura, dos casamentos e da fertilidade, da alegria e paz. É filho do deus Njord e irmão gémeo da deusa Freya, e está casado com a gigante Gerda. Fonte: Wikipédia.

Magnus encontrou a espada de verão que pertencera a seu pai e lutou com Surt. Durante a batalha, Magnus fora gravemente ferido e morreu.

Calma pessoal.

Quando você é filho de um deus e morre de forma heroica, uma valquíria te leva para Valhala que é tipo um Hotel cinco estrelas ou se preferir um campo de treinamento. Todos os enviados são instados a treinar para o grande Ragnarok (Juízo Final).

Será que Magnus vai ficar ad aeternum em Valhala treinando e esperando a grande batalha de Ragnarok ou será que Magnus vai fazer suas próprias escolhas e mudará o seu próprio destino?

{…} A questão do destino, Magnus é a seguinte: mesmo que não possamos mudar o cenário, nossas escolhas podem alterar os detalhes. É assim que nos rebelamos contra o destino, como deixamos nossa marca. Que escolha você vai fazer?

O livro foi uma grande surpresa, pois além dos filmes da Marvel com Thor e Loki e os filhos do Eike Batista que foram batizados com nomes inspirados nos deuses nórdicos (Olin e Thor), eu nada sabia a respeito da mitologia nórdica.

Riordan explorou um assunto que é pouco utilizado na literatura juvenil, a mitologia nórdica, e trouxe um universo muito mais amplo do que o que é apresentado pela Marvel.

O texto do personagem do Magnus é sarcástico e bem humorado e Riordan passeia entre o presente e o passado com maestria e mal podemos esperar para ver Magnus nas telonas.