O livro foi publicado em 1995 pela Editora Record. O título em inglês é The Promise e o romance é baseado em um roteiro de Garry Michael White.

Nem todo romance é água com açúcar e esse é certamente um ótimo exemplo disso.

A história relata o amor improvável e clichê de Michel e Nancy. Vou explicar o improvável agora, que pode ser considerado assim por que Michael está terminando seus estudos em Arquitetura e sua família é promissora e rica. Em contrapartida Nancy é órfã e uma pintora.

Temos que concordar que não é muito provável que um jovem rico se apaixone por uma moça sem recursos financeiros, quiçá que haja futuro, mas sabemos que os autores adoram contar essas histórias.

Tirando todo o clichê relatado, eis que a história é completamente surpreendente  e prende o leitor.

Então, Nancy e Michael são jovens e muito apaixonados, tão apaixonados a ponto de desfrutarem do desejo ardente de se casarem.

A mãe de Michael é uma verdadeira megera e se opõe veementemente ao namoro e ainda mais ao casamento. Definitivamente, essa é a sogra que ninguém pediria a Deus.

Michael carrega consigo a esperança de que a mãe aprove sua amada e concorde com o casamento, mas isso de fato não ocorre e ele resolve casar-se com Nancy apenas na presença de seu melhor amigo.

O que Michael e Nancy não contavam é com a tragédia que acontece durante a viagem de carro que faziam para se casarem em uma cidadezinha. Houve um acidente de carro que mudou completamente o destino de Michael, Nancy e Ben ( melhor amigo).

Os personagens do livro são tão reais, que dão a impressão que são seus amigos ou pessoas que você conhece bem.

Será que é preciso desconstruir para construir algo novo e infinitamente melhor?
Leitura recomendada, quem não gosta de romance, vai gostar desse!!!!!

Foi feita uma adaptação cinematográfica do livro The Promise(1978) da consagrada escritora Danielle Steel,estrelada por Kathleen Quinlan e Stephen Collins.