O livro Tony e Susan veio à tona com o lançamento do filme “Animais Noturnos” que foi lançado em dezembro de 2016 com as estrelas Jake Gyllenhaal e Amy Adams. O livro foi publicado em 1993 nos Estados Unidos e em 2011 a Editora Intrínseca publicou aqui no Brasil.

jake-gyllenhaal-e-amy-adams-animais-noturnos-filme-pipoca-nerd

Jake Gyllenhaal e Amy Adams – Animais Noturnos (2016)

O The New York Times chamou o livro de fascinante e o livro foi muito elogiado pela crítica mundial.

Você vai ler um livro simultaneamente com o personagem principal do livro. É isso mesmo. Austin dá ao leitor a oportunidade de ler o livro Animais Noturnos a partir da leitura de Susan.

Susan foi casada há 20 anos com Edward que na época queria ser escritor, todavia esse sonho foi abandonado um tempo depois que eles se divorciaram. Enquanto eram casados, Susan costumava ler alguns de seus manuscritos e sempre opinava sobre os mesmos, além do mais, ela se formara em Inglês. Susan sempre se considerou uma leitora, enquanto Edward era um escritor.

Após o divórcio, Susan casou-se com Arnold e constituiu uma nova família. Susan e Edward não tiveram muito contato até o dia em que Edward ligou e perguntou se ela poderia ler seu manuscrito de um livro novo chamado Animais Noturnos. Um pouco resistente, ela decide ler o livro.

Parece ser a situação mais bizarra do mundo o fato de seu ex-marido enviar um manuscrito para que você opine, após 20 anos de separação. Parece difícil crer em tamanha nostalgia.

A princípio é perturbador, pois Susan questiona qual a razão do envio do livro. O que será que Edward quer que Susan sinta com a leitura? Será que algum personagem será parecido com Edward ou com Susan? Será que tem a ver com a história que eles viveram ou algum lugar que eles foram?

Afinal, o que essa história despertará em Susan?

Muitas interrogações, todavia o mais brilhante da história é que a leitura de Animais Noturnos deixa o leitor sem fôlego de tão angustiante que é essa leitura. O livro conta a história de um pai de família, Tony, que vive uma experiência brutal e muito sombria durante uma viagem com a família para sua casa de verão no Maine.

A história de Tony é tão chocante e perturbadora que impressiona Susan e o leitor. Involuntariamente, Susan se vê completamente envolvida com o desfecho de Tony e começa a se preocupar (Eu também fiquei preocupada demais) com o que será da vida de Tony depois de tudo que teve que passar.

“Nenhum problema é temporário antes que tenha terminado. Todos os problemas são potencialmente permanentes”.

Susan terá que conversar com Edward após a leitura e terá que repassar suas impressões sobre o manuscrito e esse encontro também reserva grandes surpresas e questões. Como será que Edward está? Qual o propósito de tudo isso?

Um dos romances mais inteligentes já lidos nos últimos tempos. Austin é simplesmente brilhante com esse trailer psicológico. Para quem quer ler algo nesse gênero, vale a leitura de “Gelo Negro” da Becca Fitzpatrick e Caixa de Pássaros de Josh Malerman, todos lançados pela Intrínseca e com Resenha no site.

Resenhas anteriores:

LIVRO GELO NEGRO DE BECCA FITZPATRICK
LIVRO “CAIXA DE PÁSSAROS” DO ESCRITOR JOSH MALERMAN

Depois da leitura de Tony e Susan, vale a pena também assistir ao filme Animais Noturnos.

Trailer