Olá olá, turuboooom?

Se você brigou em algum grupo de família nessa época de eleição, senta aqui, toma um café comigo. O que eu briguei nesse período eleitoral não tá no gibi, amigos.

Controvérsias e opiniões partidárias a parte, vamos falar de um livro que caiu na hora certa no meu colo. O livro Você foi enganado, da editora Intrínseca, escrito pelos colegas Chico Otavio e Cristina Tardáguila retratam as frases mentirosas que transformaram nosso cenário político para sempre.

Claro que você poderia dizer que precisaria de uma coleção inteira de livros para retratar cada mentira política contada nos últimos 50 anos, mas veremos aqui as mais célebres e importantes frases dos presidentes escolhidos pelos autores.

Chico Otavio e Cristina Tardáguila escolheram falar sobre os últimos presidentes: Figueiredo, Tancredo, Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma e Temer.

A escolha se baseia exatamente no dito anterior, quais frases foram decisivas e marcantes no cenário político? O que Tancredo falou sobre sua saúde pouco antes de morrer, negando a doença e omitindo para a mídia seu verdadeiro estado, transformou para sempre a política, deixando todos surpresos com sua morte. Temer negando a possibilidade do impeachment de Dilma e depois vimos no que deu. Lula, corrupção, Collor… tudo uma bagunça enorme e o que mais temos é informações desencontradas.

A proposta dos autores é exatamente mostrar cada parte da história de forma simples e limpa. Não tem nenhum tipo de apelo partidário, ninguém quer convencer a você de mudar de opinião. A ideia é mostrar a mentira, nua e crua, provando e mostrando o resultado. Nada mais que isso.

Aprendi muito com esse livro, entendendo de fato o que aconteceu com cada eleito, cada polêmica retratada de forma diferente foi mostrada de forma esclarecedora. E esse livro me mostrou também que eu não sei quase nada de política. (haha) eu já sabia disso, mas foi meio que um tapa na cara.

Com diagramação espaçosa e limpa, divisão de capítulos organizada e apelo visual bastante inteligente, o livro é um jornal com as partes interessantes. Quando a gente pega um periódico para ler e fica caçando o que é relevante ou não, dá um asco, né? Nesse livro tudo já foi mastigado e você encontra apenas o importante. Você recebe o que precisa, sem influências políticas. Nem precisa buscar informações com o tio do whatsapp. (haha)

Como jornalista, amei a capa e a estrutura montada como se fosse um jornal. Isso valoriza esse veículo tão esquecido atualmente e dá uma credibilidade maior.

Como exemplo de temática, no capítulo sobre Lula, temos a frase campeã de espanto:

“Se ganharmos a eleição, tenho certeza de que parte da corrupção irá desaparecer já no primeiro semestre.”

Longe de mim fazer qualquer apelo político nessa resenha, mas se você não viveu em marte nos últimos 20 anos, sabe que essa frase é a mais louca da história. Acho que só perde para Collor garantindo a poupança da sociedade. Surreal.

Enfim, o livro é extremamente interessante e direto. Maravilhoso para aqueles que insistem em ler #fakenews e não fazem ideia do que aconteceu até agora no nosso país. Também é ótimo para os jovens eleitores terem uma noção de política e para os antigos relembrarem a sujeira toda.

Para quem se interessar, digo que vale a pena. Não é um livro cansativo nem pedante. E o melhor de tudo é que o conteúdo adquirido é cultura pro resto da sua vida. Vamos deixar de ser enganados e estudar mais sobre o nosso país. Obrigada aos autores pelo belíssimo apanhado e à editora pela publicação.

Em tempo de fake news é ótimo realmente saber a verdade sobre as mentiras.

Até breve.