O que falar dessa série que eu devorei em um dia e me apaixonei pakas?

Há tempos uma série não me conquistava da forma como Anne with an E fez! É profunda, sensível, simpática, divertida, dramática e muuuito inteligente, tudo assim: ao mesmo tempo.

Para começar, precisamos falar da protagonista, Anne Shirley. Que menina maravilhosa! Sabe aquelas pessoas corajosas, independentes e falantes de quem a gente sempre quer ser amigo? Pronto, essa é a Anne. Divertidíssima e fã de Jane Austen, a garota surpreende a todos com seus conhecimentos, embora ela mesma não se ache bonita por ser ruiva (ao que parece, para os povoados é quase uma sentença de não pertencimento ao local, já que praticamente todos têm cabelos castanhos).

Mas, para chegarmos à Anne, precisamos conhecer o que vem antes. Um casal de irmãos solteiros, Matthew e Marilia Cuthbert, pede ao orfanato um menino para adoção,para que esse possa ajudá-los no trabalho no campo. No dia da chegada do menino, Matthew tem uma surpresa: quem o espera na estação de trem é uma menina ruiva, sonhadora e muito tagarela (a esta altura você já sabe de quem estamos falando, né?). A menina logo se oferece para ir para casa com ele, e ele, confuso, tenta encontrar onde houve o erro de informações. Como está entardecendo, ele a leva para casa e já no caminho para Green Gables se apega à garota.

Marilia, a irmã, aos recebê-los em casa, nega-se veementemente a ficar com a menina. Matthew, no entanto, fica contrariado, mas ambos decidem devolvê-la para adoção. E é aí que começa uma série de reviravoltas, incluindo um incêndio, o salvamento de uma criança, o impedimento da falência da propriedade e muito amor entre os três.

Leve, a série também toca em assuntos mais delicados como igualdade de gênero, bullying, relação homoafetiva entre mulheres e outros tabus para a época, como a própria adoção e menstruação.

Baseada no livro Anne of Grenn Gagles (1908), de L. M. Montgomery, é das séries para se assistir com a família, amigos, sozinho, com os cachorros e todo mundo por diversas vezes. 5 pipocas!