The IT Crowd é uma comédia britânica sobre o mundo nerd que não ficou muito conhecida internacionalmente, mas que criou fãs fiéis e apegados aos personagens.

É uma série escrita e dirigida por Graham Lineham e que foi ao ar no Channel 4, na Inglaterra.  Foram quatro temporadas com poucos episódios cada (seis), como é o costume inglês. A comédia começou em 2006 e teve sua última temporada em 2010, além de um episódio especial em 2013. Já ganhou um BAFTA e Emmy Internacional de melhor comédia. Aqui no Brasil somente alguns episódios passaram no Canal Sony.

The IT Crowd nos leva – literalmente – aos porões do mundo nerd. Roy (Chris O’Dowd) e Moss (Richard Ayoade) são técnicos de TI que trabalham no subsolo das Indústrias Reynholm e são relegados às moscas, até que têm que interagir com sua nova chefe: Jen Barber (Katherine Parkinson), que não entende nada de informática.

Situações surreais e hilariantes surgem da convivência desses personagens. Ao contrário de The Big Bang Theory, série que tem uma temática parecida, ser nerd em IT Crowd não tem glamour. Aqui eles são os nerds isolados do mundo, sem reconhecimento nenhum e sem namoradas: são os nerds que sofreram bullying no colégio e continuam com comportamentos considerados excêntricos pelos outros.

As referências ao mundo nerd aparecem ao longo de todos os episódios e fazem a festa dos fãs que se reconhecem nos personagens. Se você quer morrer de rir, vale muito a pena assistir a The IT Crowd.

Veja um pedacinho e julgue por você mesmo: