Girls é uma série polêmica. Para começar, é protagonizada por quatro mulheres que estão longe de ser o ideal de mulher pregado pela sociedade. Elas são individualistas, falhas, egoístas, gostam de sexo sem compromisso, são inseguras e cometem deslizes o tempo todo.

A criadora, roteirista e protagonista da comédia é Lena Dunham (Hannah), que faz quase que um auto retrato em seu personagem.  Hannah quer ser escritora, está acima do peso e é cheia de inseguranças. A série gira em torno da relação dela com suas amigas de 20 e poucos anos que acabaram de sair da faculdade mas encontram dificuldades de se inserir no mercado de trabalho. Marnie (Allison Williams) é a certinha que quer conquistar a vida perfeita; Jessa (Jemima Kirke) é a louquinha que tem um passado com drogas e Shoshanna (Zosia Mamet) é a deslumbrada sem noção que vê o mundo em cor de rosa.

As primeiras temporadas causaram bastante controvérsia, com cenas de sexo e nudez em quase todos os capítulos. Há quem ache que a nudez só incomode tanto porque é de uma pessoa acima do peso (Hannah), já que Game of Thrones bebe da mesma água, mas não se escutam tantas reclamações. As drogas também ajudam a acender a polêmica; em um episódio uma das personagens fuma crack por engano e em outro Hannah experimenta cocaína somente para ter algo novo para escrever em uma matéria.

É, Girls não é uma série fácil. É difícil se conectar ou identificar com essas mulheres tão desfuncionais, que vivem relacionamentos abusivos e situações extremas. Talvez seja exatamente isso o que faz o sucesso da premiada série.

Nesta quarta temporada, no entanto, a série deu uma desacelerada nas suas polêmicas. Hannah parece mais madura, focada em estudar para ser escritora. Quase não há nudez ou sexo. Mas continua difícil a identificação com as protagonistas, que parecem a cada dia mais autocentradas e egoístas, sempre fazendo escolhas erradas.

No fim das contas, vale a pena assistir. As situações são bem engraçadas e até desconfortáveis, com um humor ácido e sem filtros, e é interessante acompanhar a jornada louca das quatro amigas que continuam tentando engatar a vida profissional e amorosa em Nova York.