A atriz Whitney Graça Lee, conhecido por interpretar o papel de Janice Rand, na série e filmes de Star Trek, morreu de causas naturais em 1 de Maio, aos 85 anos, em sua casa localizada na Califórnia.

Whitney, nativa de Michigan, começou sua carreira no início dos anos 50, tocando pequenos papéis em produções como A Casa de Cera e Some Like it Hot, no entanto foi até 1966, após a obtenção de papel Star Trek, Yeoman Janice Rand a assistente série Capitão James T. Kirk, interpretado pelo ator canadense William Shatner, a atriz se tornou famosa.

Apesar de sua aparência na famosa série foi limitado a apenas 8 episódios da primeira temporada, sua popularidade levou-a de volta para a franquia, que posteriormente fez vários filmes. Whitney voltou para Star Trek no filme de 1979 Star Trek: The Motion Picture. A atriz aparece em três outros filmes da série Star Trek: III: À Procura de Spock (1984), Star Trek IV: The Voyage Home (1986) e Star Trek VI: O Continente Desconhecido (1991).

Além disso, a atriz fez inúmeras aparições na televisão, teatro e cinema, bem como explorar uma carreira como cantora. Em seus últimos anos ela foi trabalhar ajudando as pessoas a superar vícios, algo que ela lidou durante sua vida, e que fala em sua autobiografia The Longest Trek: My Tour of the Galaxy, publicado em 1998 .

Seu companheiro de set, William Shatner, lamentou a partida de Whitney através de sua conta no Twitter, onde ele enviou suas condolências à família da atriz.

Que descanse em paz.