Eu particularmente gosto de dar estrelas aos filmes e séries que assisto de acordo com a forma que gostei ou não da série/filme. O serviço de streaming Netflix vai aposentar seu sistema de avaliação atual por um muito mais simples: agora, os usuários terão apenas a opção de dar um polegar para cima, caso gostem do filme ou série, ou para baixo, quando não curtirem.

No passado, o sistema de notas era a única maneira que a Netflix tinha para recomendar novas produções para seus assinantes, mas a empresa percebeu que existem algumas falhas importantes nele. 

“Nós tornamos as notas menos importante porque o sinal implícito do comportamento do assinante é mais importante”, explicou o vice-presidente de produtos da Netflix, Todd Yellin, durante um encontro com a imprensa (segundo a “Variety”).

A empresa já vem testando o novo sistema de avaliação desde o ano passado, com resultados positivos significativos: a mudança para o uso dos polegares de aprovação ou desaprovação resultou em um aumento de 200% no número de opiniões.

Junto com a mudança vem uma abordagem mais personalizada nas recomendações, em que filmes e séries mostram um percentual de correspondência para cada usuário, de um jeito similar ao sistema usado em aplicativos de encontros.