O Syfy terá uma nova série baseada em Drácula, o livro que, originalmente, em 1897, apresenta o Professor Abraham van Helsing como o inimigo do Conde Drácula e caçador de vampiros e outros monstros.

Van Helsing terá uma nova interpretação, na qual a personagem principal será uma mulher, Vanessa Helsing, a filha de Abraham van Helsing. Ela é uma guerreira que precisa salvar a humanidade de um mundo controlado por vampiros. Quando Vanessa ressuscita cinco anos no futuro, descobre que os vampiros dominam o mundo e que ela possui um poder único sobre eles. Basicamente, ela é a última esperança da humanidade para recuperar o que foi perdido.

A produção dos treze episódios da série começará em janeiro, em Vancouver, para estrear no outono de 2016, e vai ter o escritor Neil LaBute como showrunner.

A mais recente adaptação de Van Helsing foi para o cinema, em 2004, em um filme com Hugh Jackman e Kate Beckinsale. Já a série Penny Dreadfull também é apresentado o personagem, que foi interpretado por David Warner, em dois episódios da primeira temporada.