O AnandTech, site especializado em tecnologia, publicaram um teste de uma versão do DirectX 12, que chegará em conjunto com o Windows 10, e comprovaram um aumento no desempenho das placas gráficas AMD de 400% e de 150% nas placas gráficas da Nvidia.

Como exemplo o site analisou uma demo tecnológica de Star Swarm e chegou à conclusão que o DirectX 11 numa placa gráfica GTX 980 da Nvidia tinha um desempenho de 26,7 framespor segundo, mas este número subiu para os 66,8 frames por segundo com o DirectX 12. No caso de uma AMD Radeon R9 290X passou dos 8,3 frames por segundo com o DirectX 11, para os 49,2 com o DirectX 12.

O site explicou que isso se deve ao facto da nova API do DirectX conseguir eliminar o tradicional gargalo da garrafa dos CPUs escalando de forma eficaz todos os núcleos disponíveis dos CPUs para maximizar o seu desempenho. Isso faz com se consiga uma carga de trabalho mais equilibrada entre todos os núcleos do CPU (até quatro núcleos, por enquanto) resultando num maior desempenho no GPU.