A Microsoft anunciou várias novidades relacionadas com a Xbox na apresentação do Windows 10.

Primeiro está o streaming de jogos da Xbox One para um PC ou tablet com o Windows 10 instalado. De acordo com a Microsoft, isto será possível com o novo sistema operacional dentro dos limites da sua casa, permitindo que joguem em qualquer comodo.

Em seguida temos a integração do Windows 10 com o Xbox Live. Futuramente vão existir jogos que nas partidas multijogador vão colocar jogadores da Xbox One contra os jogadores do PC. Um desses jogos, por enquanto o único anunciado com esta particularidade é Fable Legends, “que terá o mesmo mundo, o mesmo mapa” e é o mesmo jogo em ambas as versões, Xbox One e PC.

O Windows 10 terá incorporada a funcionalidade de Game DVR da Xbox One, que permite gravar os vossos clips de gameplay. Esta ferramenta estará sempre acessível, basta precionar as teclas Windows + G.

Por último, há o importante DirectX 12, que segundo as palavras de Microsoft, “oferecerá maior complexidade e detalhe nos jogos atuais para PC”. Os jogos com DirectX 12 serão capazes de “correr mais rapidamente e com visuais mais ricos”. Tanto o Unreal Engine 4 como o Unity já implementaram esta nova tecnologia.