0

O livro As virgens Suicidas foi publicado em 1993 e deu origem ao filme de Sofia Coppola com o mesmo nome: As virgens Suicidas

meninas lisbon

O livro As virgens Suicidas conta a trágica história da família Lisbon que vive em um bairro de classe média de Michigan e que sofre com o suicídio de suas cinco filhas: Lux, Mary, Cecília, Bonnie e Therese.

As meninas são lindas, sedutoras e completamente reclusas. O pai das meninas é professor de matemática na escola que elas estudam e a mãe além de ser dona de casa, é  uma fervorosa religiosa.

Talvez pela própria beleza ou  pelo mistério que envolvia as meninas, o fato é que elas mexiam com o imaginário dos garotos do bairro. A história é narrada através da percepção dos garotos que eram obcecados pelas meninas e que sofreram muito ao perdê-las.

O primeiro suicídio, sem razão aparente, foi o de Cecília . Após o suicídio de Cecília, os pais que já eram conservadores resolveram aprisionar de vez as meninas Lisbon. Elas foram retiradas do colégio e todo o contato externo foi dissipado. Com isso, fatalmente ocorreram os suicídios das outras quatro meninas.

“Tudo avança e se expande, nada desmorona e morrer é diferente do que se supõe e mais feliz”.

“No fim não foi a morte que a surpreendeu, mas a teimosia da vida”.

A história deixa muito pano para manga para especulação sobre a razão do infortúnio das meninas. Será que o suicídio foi um ato de egoísmo ou de libertação? Covardia ou o ato mais sublime de coragem? Foi culpa dos pais ou de Cecília que contaminou a família?

O fato é que a história me causou dois grandes pesadelos e grande empatia pelas meninas. Não é fácil ser adolescente, ainda mais uma adolescente que não pode conversar com garotos, que não pode frequentar festas do colégio, sem a alegria do primeiro beijo.

Por outro lado, não é fácil ser um pai e uma mãe com todos os perigos que permeiam a vida dos filhos. Muitos pais aguçam o instinto de superproteção e envolvem os filhos em uma cápsula para resguardá-los de sofrimento e perigos.

O livro é macabro, mas não é uma história de morte. Pelo contrário, é uma história de vida. As vidas que foram abruptamente interrompidas. Há uma grande controvérsia, não foi o desejo de morte que estimulou as meninas ao suicídio e sim o ardente desejo de viver.


Like it? Share with your friends!

0
Simone Costa Sousa
Advogada e leitora assídua. Completamente apaixonada por livros.
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format