0

Salve salve, pipoqueiros !!
Que surpresa boa ter lido esse livro. Confesso que já fazia tempo que eu não lia um Thriller tão bem escrito. Conheci Kanae na Bienal do livro de 2019 e sinceramente não esperava que por trás daquela simpatia toda haveria uma mente tão sombria.
O livro Penitência é divido em cinco capítulos, cada um contado na perspectiva das quatro meninas que presenciaram o assassinato e o ultimo é narrado pela mãe da vítima. O livro se inicia com Sae, ela nos conta o que aconteceu dia 14 de Agosto, quinze anos atrás, na sua cidadezinha que era conhecida por ter o ar mais puro do Japão. Esse título da cidade acaba atraindo a Companhia Industrial Adachi e muitas famílias acabam se mudando para lá por conta da construção da fábrica. Nessas vindas de famílias a cidadezinha, chegam Emily e os pais.
Emily é uma menina de 10 anos que cresceu na cidade grande e ela acaba atraindo vários olhares por ser diferente das meninas locais. Sae, Maki, Akiko e Yuka logo se tornam amigas de Emily, levando-a a passeios pelas famosas casas de bonecas francesas e se aventurando pelas redondezas. O que ninguém esperava era a visita de um determinado homem que, ao pedir ajuda de uma das meninas, escolhe Emily e a leva para longe das outras garotas. Horas depois, preocupadas com a demora da colega, as meninas iniciam uma procura e constata-se o pior!  As quatro amigas, entretanto,  não conseguem lembrar do rosto do homem e, a partir disso, começa suas narrativas e o que esse assassinato trouxe para a vida adulta delas.
A mãe da Emily, Asako Adachi, ao ter uma última conversa com as quatro meninas, ela as amaldiçoa com a condição de acharem o assassino ou cumprirem uma penitencia instituída por ela.
Agora você imagina quatro garotas sendo chamadas de assassinas e, ainda por cima, com esse peso nas costas de ter que pagar uma punição. Pesado, né?
Me senti lendo cinco contos que no final se completavam. As narrativas tem suas próprias personalidades, ou seja, cinco mulheres que enfrentam seus conflitos e remorsos.
A linguagem  da autora é muito clara, simples e fácil de entender. Ela não tem  vocabulário rebuscado e a todo momento parece que ela esta conversando com você. Não teve nenhum ponto que eu mudaria no enredo, ao contrário, ele foi bem objetivo e fechou com maestria a saga dessas mulheres. Trata-se de traumas, perdas, conflitos internos e, sobretudo, culpa. Impossível não se compadecer com a vida das protagonistas. O leitor com certeza vai se familiarizar com alguma história.

Aguardando os próximos suspenses dessa autora!


Like it? Share with your friends!

0
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format