Salve salve, pipoqueiros!

A editora Astral Cultural nos enviou esse pequeno, mas tão poderoso, livro da coleção Inspirando Novos Leitores. Malala Yousafzai é reconhecida mundialmente pelo seu histórico de enfrentamento às políticas públicas relacionadas a educação para meninas e pelos inúmeros atos corajosos de resistência ao longo dos seus poucos anos de vida.

Malala é uma ativista que nasceu na região do Vale do Swat, no Paquistão, nascida em uma família muçulmana. Ela presenciou a tomada de poder pelo grupo extremista intitulados de Talibãs e viu sua vida mudar drasticamente. Impedida de frequentar as aulas só pelo fato de ser do sexo feminino, Malala não ficou calada. Já aos onze anos, Malala se sentia no dever de fazer alguma coisa para mudar essa nova realidade.

Os anos se passaram, até que ela é notada pelo grupo extremista e num ato de covardia, tentaram silencia-la. Após semanas internada, a jovem Malala enfim se recupera e até hoje está aí, sendo um símbolo de resistência para muitas meninas.

Aqui nesse livro você encontra uma versão mais suave e de melhor linguagem para crianças entenderem a história da Malala. Repleto de ilustrações, mapas geográficos facilitados para crianças, perguntas e reflexões super bacanas para estimular o senso crítico do seu pequeno e cronologia, esse livro é essencial para ser uma das primeiras biografias da sua filha, sobrinha, prima, neta, etc.

Ele tem apenas 63 páginas, capa dura, totalmente colorido por dentro e por fora dos textos e simplifica de uma forma onde não há cortes tão bruscos sobre a vida da Malala, há o essencial para uma criança entender o que aconteceu com ela e o que ela se tornou para vários debates globais sobre educação.

Ele é incrível. Tem até um teste lá pras últimas páginas sobre a leitura. É um bom exercício. Super recomendado e favoritado.

Até a próxima!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *