Salve salve, pipoqueiros!

A Editora Avec tem um catálogo bem diferenciado dos demais grupos editoriais, além de ser especializada em literatura fantástica, os livros-jogos são super bem avaliados e diversificados.
Recebemos dois RPG de mesa bem cabulosos! Jorge Valpaços é professor de História e autor dos dois livros que serão resenhados aqui.


Ceifadores é um RPG de mesa não recomendado para menores de 18 anos. Ele consiste em personagens que são assassinos e a cada rodada eles recebem serviços de execução de vítimas. O autor já avisa nas primeiras páginas que essa será uma experiência desconfortável e visceral. O jogo dura, em média, de 1 a 3 horas dependendo da interação e nível de experiência dos jogadores e pode ser jogada a partir de duas pessoas (Um assassino e um mestre). Além das óbvias execuções feitas no término de cada partida, também há desdobramentos dos criminosos, cada ato tem que ser pensado friamente para que o personagem não sofra consequências tão perturbadoras. Vale lembrar que isso tudo não passa de uma diversão, é um jogo. Todos os indivíduos são humanos, com isso pode haver casos de empatia ou só o desejo de executar sua missão. O livro é bem explicadinho para quem nunca jogou ou tem pouca afinidade com o seguimento, ele te guia usando exemplos para ser melhor compreendido.

Arquivos Paranormais tem uma pegada totalmente diferente. Quando li a introdução, não achei tão pesado quanto o Ceifadores. Damos de cara com duas histórias que envolvem agentes investigativos de uma corporação que apura casos sobrenaturais. Uma dela se passa no Rio de Janeiro, com duas agentes que se esbarram na mesma missão e descobrem que são escadas para trabalhar juntas. O segundo se passa em Brasília, quando três personagens, também agentes, inspecionando um caso específico. Não posso conta mais, pois acaba com a parte histórica do RPG. Nesse jogo de mesa, dois ou mais jogadores se unem para conta uma história. O Diretor é quem narra (mestre), sendo responsável pelo cenário, desafios, pistas etc. Todos os jogadores interpretarão investigadores da Agência.
Todas as fichas estão disponíveis para download no site da Editora Avec, é só procurar pelo título do livro.

Infelizmente, com esse cenário de pandemia mundial, ainda não tive a oportunidade de reunir os amigos para embarcar nessas duas experiencias. Mas prometo que quando tiver tudo normalizado, posto no instagram uma foto da nossa noite de jogatina!

Até a próxima e se cuidem!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *