Salve salve, pipoqueiros!

Recebemos a aclamadíssima Graphic Novel da Editora Nemo que, diga-se de passagem, eu estava desejando há muito tempo! Todas as obras dessa editora me destroem, seja de chorar de alegria ou ficar várias horas reflexivas, e essa não foi diferente.

Paul Grappe e Louise Landy se conheceram na década de 1910 e se apaixonaram. Pouco tempo depois decidem se casar para viver uma vida de casal tradicional …, mas a guerra acaba os separando.

Paul é convocado para servir no exército francês, vivenciando as trágicas perdas e os horrores que essa luta proporciona. Em um ato desesperado, ele se automutila pensando que receberá baixa da equipe. Mas como nem tudo são flores, ele é obrigado a ficar.

Em uma noite, Paulo foge da enfermaria para encontrar a esposa, que o ajuda e arquiteta a fuga. Paul agora é um desertor. Ele não pode dar as caras na rua com medo de denunciarem sua fraqueza de abandonar a guerra, e é então que em uma noite ele tem a fantástica ideia de pegar o vestido de Louise e sair, assumindo uma nova identidade.

Suzanne nasce. E vai ser assim por dez anos. Paul e Louise, casados e cumplices nessa aventura.

Essa Graphic Novel é adaptada de um livro que conta a trajetória toda do casal, com diários e cartas. E como eu disse lá na introdução: é de destruir seu coração, do sentido que você fica sem palavras, como eu estou agora para descreve-lo.

Aqui tem muito sobre o conflito interno de Paul pela sua sexualidade e gênero, violência contra a mulher, fetiches que a maioria das pessoas acham diferentes, traumas da guerra e muitos outros detalhes que estão dentro desses nichos que eu citei.

Aqui vemos a vida de um casal nada convencional e as suas nuances. E como que esse fardo da guerra pode alterar muito a vida de alguém. São tantos traumas na cabeça do Paul que chega a ser difícil cita-los aqui.

As ilustrações são lindas e com todas as sutilezas possíveis. É uma HQ 5 estrelas.

Até a próxima!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *