Oi pipoqueiros, turubom? Prontos para uma resenha super militante e política?

Então vamos, que esse livro é incrível e super necessário.

Desvio, da autora Fulô, pseudônimo de Rosy Nascimento é um livro poético e doloroso, publicado pela editora parceira Nua.

A autora traz nesse livro alguns textos escritos por ela ao longo dos anos. Os textos são bem militantes e bem fortes. O lugar de fala dessa mulher personagem é o de mulher, negra e pobre. Se não bastasse ser mulher, num mundo em que as mulheres passam por coisas que ninguém imagina, essa “personagem” está no ambiente hostil das negras. Discurso sobre preconceito, ódio e machismo estão presentes.

Além disso, a loucura e insanidade da mulher, vivida numa sociedade em que a encarcera e pisoteia, a perversidade do ser humano e a divagação de uma loucura que foi enraizada e criada na mente dela.

O livro é muito bom, muito bem escrito, mas bem confuso se você quer uma leitura rápida. Não é o livro de uma hora, é um livro de uma vida. Eu levei tempo para pegar esse livro pra ler, mas foi por isso, eu queria realmente entrar nele e sentir a dor dessa mulher.

O livro não tem narrativa história, linearidade, por ser um livro contado aos anos, são textos poéticos – ou não – contados a partir de uma vivência.

A narrativa é contata a partir da história, levando em conta tudo que a sociedade já fez com os negros e como isso impactou o hoje e agora.

As batalhas enfrentadas, as dores, as conquistas e mais dores. É disso que se trata esse livro.

Se trata também de sair da bolha e parar de achar que militar por ai com textão não nos faz pertencente ou sabedores da experiência. Sair do seu lugar de fala para entrar no do outro requer mais do que vontade, tem que ter empatia e realmente querer entender o outro.

Que livro lindo, minha gente. Que livro forte e delicado.

Vale a leitura, de peito aberto e despido de pré-conceitos.

Me conte o que achou e nos vemos em breve.

Share:

author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *