Salve salve, pipoqueiros!
Hoje teremos o livro de estreia da autora nigeriana Ayobami Adebayo, finalista do Baileys women’s prize for fiction.
Esse romance é para quem gosta de vivenciar outras culturas e para quem ama dramas familiares.

A história se passa na Nigéria, anos 80, e vai nos mostrar a vida de casados de Yejide e Akin.
Primeiro de tudo nós temos um choque de cultura, nessa época era muito comum ter casamentos poligâmicos e ele já nos introduz para o primeiro conflito: a família do marido acaba de apresentar a segunda esposa dele. Yejide não lida bem com esse acordo, mas é obrigada a aceitar. Akin já sabia disso e também não pode recusar. A partir daí, a nossa protagonista vai correr contra o tempo para engravidar, pois eles estão casados há quatro anos e nada acontece. Esse livro fala principalmente do papel mulher  nessa sociedade machista, por mais que Yejide esteja a frente de seu tempo, que tenha seu próprio salão de beleza e que já estivesse estabelecido um relacionamento monogâmico com Akin, sabemos que a família dele tem esse poder sobre ela e, infelizmente, a submetem a isso.
Muitas reviravoltas, muitos personagem que marcam presença, muitas decepções e, além disso tudo, uma carga emocional GIGANTESCA.
Você acha que já viu de tudo em Casos de Família? Nada comparado ao que esse casal passa.
Não é um livro fácil, não é um livro que vá agradar a todos, tem partes onde ele é muito pesado e lida demais com perdas.
Eu indico esse romance para quem já leu e gosta da Chimamanda e também para quem gosta de momentos históricos pois, nos anos 1980/90 foi muito conturbado para a história Nigeriana com vários golpes militares e o romance faz esses paralelos.

Boa leitura e até a próxima!!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *