Salve salve, pipoqueiros!

Solicitamos já no finalzinho de 2020 esse incrível livro jornalístico pela editora intrínseca. Duas vidas foram tiradas no dia 14 de março de 2018, e aqui podemos ver quais foram as linhas investigativas para esse caso que abalou o Brasil e chocou o mundo.

Marielle Franco foi uma ativista dos direitos humanos e a quinta vereadora mais votada no munícipio do Rio de Janeiro em 2016. Marielle foi cria da Maré, uma comunidade da zona norte do RJ, e que agregou muito na sua percepção e visão da população vulnerável e desassistida pelo poder público.

Anderson Gomes estava dirigindo o carro na noite do atentado e infelizmente não sobreviveu. Ele estava trabalhando há pouquíssimo tempo para a vareadora e deixou esposa e filho. Duas vidas que foram prematuramente tiradas por uma motivação ainda sem resolução.

O assassino e seu cumplice foram presos, Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram sentenciados e estão cumprindo pena. Mas a pergunta que paira no ar é: Quem mandou Matar Marielle? Porque não há nenhuma motivação por trás desse crime.

Aqui nesse livro, Chico Otávio e Vera Araújo são gênios em cruzar informações e nos alimentar com o passado de cada personagem. Nesse livro tem todos os nomes das pessoas que influenciaram (ou foram influenciados) a vida de cada uma das vítimas e apontam os principais suspeitos ao longo dessa enorme trajetória em busca do assassino e mandante.

Cada capítulo começa com uma pessoa chave, nos situando do passado e qual a ligação à Marielle. Além de nos mostrar também as falhas da Delegacia de Homicídio se tratando de não pegar depoimento de testemunhas e a nítida falta de interesse em solucionar esse caso. A pressão popular e os jornalistas que deram o impulso que as investigações precisavam.

Ele está super atualizado e a escrita dos autores não nos deixam dúvidas sobre absolutamente nada. Recomendo usar um bloquinho para anotar essa imensa lista de nomes, lugares e cargos de cada pessoa.

Para quem ainda não é familiarizado com esse tipo de gênero literário, recomendo esse livro pela facilidade e ritmo de leitura.

Até a próxima!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *