Olá pipoqueiros, turubom com vocês?

Fomos convidados pela Editora Intrínseca, nossa parceira INCRÍVEL, a falar de um clássico da editora, aquele livro que tocou nossos corações e jamais sairá da nossa mente.

Com isso, escolhemos o livro Extraordinário da autora R. J. Palácio, lançado em 2013 pela editora e adaptado para as telonas em 2017. Nossa edição já tá até surrada de tanto ler e reler, porque história de amor ao próximo sempre nos tocam, né?

O livro conta a história de Auggie Pullman, um menino com uma severa deformidade facial que precisa enfrentar o preconceito de crianças e adultos. O livro traz uma mensagem de gentileza e empatia – tudo que precisamos sempre e sempre. O Auggie escolhe ser gentil e também queremos que você conheça essa história e escolha ser gentil com a gente.

Auggie é um menino que ama jogar videogame, Star Wars e brincar com sua cachorrinha e companheira de aventuras, Daisy. Sua data preferida é o Halloween, porque assim pode andar por aí fantasiado e de máscara, e ninguém vai achar estranho.

Ele já fez vinte e sete cirurgias, porque nasceu com uma deformidade craniofacial, e por isso ele só começou a frequentar a escola, a Beecher Prep, aos dez anos. Lá ele faz vários amigos, como Jack Will e Summer, mas também sofre com a implicância de alguns garotos valentões, como Julian.

Além do senso de humor e da bondade, Auggie tem outra característica marcante: a coragem.

O livro conta essa história do Auggie, da interação dele com os novos amigos, do relacionamento dele com a família e, principalmente, da própria aceitação e do tratamento que ele dá ao bullying que recebe. A forma que o Auggie reage a quem o destrata é o ponto alto do livro, porque ele acredita que a gentileza é capaz de quebrar qualquer gelo no coração das pessoas. Mesmo que você seja pisado por alguém, nunca deixe isso tocar seu coração e o transformá-lo. Devolva amor, sempre, que o amor sempre volta em algum momento.

Esse é o sucesso do livro, a mensagem de empatia e amor. Estamos precisando tanto disso hoje em dia, que o livro jamais se torna ultrapassado. 

Os personagens

Via Pullman

Irmã mais velha de Auggie, Via é muito doce, sensata e carinhosa. Apesar de amar o irmão e fazer de tudo para protegê-lo, às vezes sente ciúmes da atenção que os pais dão a ele.

Jack Will

É um dos melhores amigos de Auggie na escola, mas no início não via com bons olhos andar com o menino de rosto diferente, e por isso não gostou muito da ideia de fazer parte do comitê de boas-vindas organizado pelo Sr. Buzanfa. Mas, quando conhece Auggie de verdade, os dois se tornam amigos inseparáveis e se divertem muito na escola e fora dela.

Summer Dawson

Summer é uma das garotas mais populares do colégio, mas nem por isso ela é esnobe ou má. Ela fala com Auggie desde o primeiro dia de aula e almoça com ele todos os dias desde então. Summer adora o senso de humor do amigo e sempre tenta protegê-lo do bullying feito pelos outros alunos. Ela tem a pele morena e olhos verdes como uma folha.

Julian Albans

Julian também é muito popular, mas, ao contrário de Summer, não faz questão de gostar ou de ser simpático com Auggie. Ele trata o novo aluno da Beecher Prep muito mal e ainda tenta jogar os outros alunos contra o menino. Em O capítulo de Julian, conhecemos um pouco mais da família dele e começamos a entender algumas razões para seu comportamento tão agressivo.

Miranda Navas

À primeira vista, ela pode parecer meio má, mas Miranda adora Auggie. Ela é uma das melhores amigas de Via e adora os Pullman.

Charlotte Cody

Charlotte é muito inteligente e simpática, e, assim como Jack e Julian, faz parte do comitê de boas-vindas a Auggie. Ela ama teatro e dançar, e tem duas irmãs e uma cachorrinha chamada Suki. Apesar de no começo não fazer muito para defender Auggie dos valentões do colégio, ao longo do livro ela tenta ajudar o amigo e também se aproxima de Summer e Jack Will.

Filme

O filme, lançado em 2017 com mesmo nome, foi um grande sucesso de bilheteria e bastante aclamado pelos leitores, visto que mostrou muita emoção, tanto quanto no livro. Com atuações competentes e maravilhosas, a fotografia e maquiagem também foram incríveis.

Antes de começar as filmagens, Jacob Tremblay visitou crianças que têm a mesma síndrome de Auggie em um hospital infantil. O pequeno ator também pediu às crianças que lhe enviassem cartas contando sua experiência e reuniu todo esse material em um fichário para ler antes de interpretar as cenas mais dramáticas.

Os atores da adaptação

Jacob Tremblay – August Pullman

Owen Wilson – Nate Pullman

Julia Roberts – Isabel Pullman

Izabela Vidovic – Olívia (Via)

Noah Jupe – Jack Will

Bryce Gheisar – Julian

Millie Davis – Summer

Elle McKinnon – Charlotte

Danielle Rose Russel – Miranda

Quotes preferidos

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil. Escolha ser gentil.”

“Todas as pessoas deveriam ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”

“Você não consegue se esconder quando nasceu para se destacar.”

“Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós.”

“Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por ai e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem a máscara.”

“A grandeza não está em ser forte, mas em usar a força corretamente.”

“Carregamos dentro de nós as coisas extraordinárias que procuramos à nossa volta.”

“Ser bom é sempre um ato de coragem.”

“Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.”

“Coragem. Bondade. Amizade. Caráter. Essas são as qualidades que nos definem como seres humanos e acabam por nos conduzir à grandeza.”

Share:

author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *