0

Para mim, Avatar, A Lenda de Aang e A Lenda de Korra, é um dos melhores desenhos animados já feitos. Diferentemente de outros desenhos animados, Avatar tem temas maduros e polêmicos, muito presentes na nossa sociedade, de modo geral. É sobre o segundo que vou dar ênfase.

A lenda de Aang

No primeiro, o avatar Aang precisa dominar os quatro elementos, vencer a nação do fogo e restabelecer a paz no mundo. Ele precisa se descobrir, aprender e lidar com os desafios com os quais se depara e por ser um monge do ar busca uma forma mais amena de lidar com as adversidades, empregando a não violência e não matar, por exemplo. Ele precisa aprender que em alguns momentos devemos ter uma postura mais firme. Nesta primeira série, são temas correntes a amizade, o amor e a dualidade bem e mal presentes no conflitante Zuko, príncipe da nação do fogo e rejeitado pelo pai.

A lenda de Korra

Na segunda série, o avatar Korra é uma adolescente da tribo da água que, com exceção do ar, domina todos os elementos. Diferentemente de Aang, Korra é mais intempestiva, agressiva e impulsiva. Ela precisa encontrar o equilíbrio entre ser durona e leve como um monge, necessário a um avatar, o que ela não é.

Se em Aang temos a amizade, o amor, a dualidade bem e mal e espiritualidade como temas principais; em Korra, além dos já mencionados, há os mais recorrentes em nossa sociedade nos quais o enredo se agarra para ser construído. É sobre estes que pretendo falar de maneira geral.

Comunismo

Na primeira temporada, o vilão é Amon que por trás da anonimidade duma máscara lidera um grupo denominado Igualitários e busca a igualdade entre dominadores e não dominadores e faz isso tirando o poder de dobra dos dominadores. Igualdade entre todos é a proposta do Socialismo/Comunismo. Todos são iguais e possuidores dos mesmos direitos, e deveres. Apesar de ser um dominador de água e sangue, ele entende que a dominação é uma ameaça e divide o mundo entre aqueles que tem poder e aqueles que não o tem. Quando todos descobrem que se trata de um dominador de água e sangue, ele perde o apoio da população. As figuras e ilustrações dos Igualitários e de Amon lembram muito as da URSS.

amon
Guerra civil

Na segunda temporada, a tribo da água do norte liderada por Unalaq, irmão de Tonraq, este pai de Korra, começa uma guerra civil (divisão duma nação) com a tribo da água do sul para exercer seu poder sobre a outra e posteriormente criar um mundo de trevas com a abertura dos dois portais espirituais, deixando livre a passagem entre os mundos material e espiritual, e tornando-se um avatar do mal unindo-se a Vaatu, o espírito do mal.

unalaq-com-vaatu

Anarquismo

Na seguinte, Zaheer é o anarquista líder do Lótus Vermelho. Com a convergência harmônica, tornou-se dobrador de ar e aprendeu a voar. Seu objetivo era construir um mundo de caos sem as quatro nações e o avatar. O Anarquismo, verdadeiramente, é a ausência de toda e qualquer forma de dominação, resultado de esforço e conscientização individuais e coletivos, proporcionando, segundo seus ideais, uma sociedade mais fraterna e igualitária.

zaheer

Nazismo

Na última temporada, surge a vilã Kuvira, dominadora de terra e metal. Ela ganha a confiança do reino do terra por reestruturar Ba Sing Se e por isso vira líder. Ela seria o Nazismo que se fortaleceu com o apoio do reino da terra para depois lhe aplicar um golpe de estado, tomar Ba Sing Se e o poder definitivamente do reino da terra.

kuvira
Homossexualismo

A relação entre Korra e Asami Sato, filha de Hiroshi Sato, proprietário das Industrias Futura, deve ganhar destaque também. Asami Sato começa um relacionamento com Mako, dominador de fogo. Mako gosta de Korra e Korra gosta de Mako. No decorrer da história, ele termina com Asami e começa um relacionamento com Korra. Depois, Korra termina com Mako e ele volta com Asami. Korra e Asami ao invés de ter raiva uma da outra e disputarem o homem de que gostam, começam uma grande amizade, uma ajuda a outra. O desenho termina com a amizade entre as duas evoluindo para um romance, que é insinuado durante toda a série. Não era necessário dizer, estava claro, mesmo assim um dos criadores da série fez um pronunciamento confirmando o romance entre as duas. Avatar — A Lenda de Korra revolucionou e quebrou paradigmas pelos temas que se não forem inéditos entre desenhos animados, é algo bem inusitado.

asami-com-korra
Feminismo

O feminismo, outro ponto a ser destacado, é um movimento político surgido em New York em 1848. Ele veio para buscar o igualdade de direitos entre homens e mulheres, ou seja, equiparar a participação feminina na sociedade à do homem. Hoje em dia, as mulheres podem votar, trabalhar e exercer funções que antes era tipicamente masculina graças às conquistas feministas. O divórcio também é outra conquista do movimento. Uma protagonista forte, durona que precisa tomar decisões e resolver as paradas é incomum na televisão. Quase sempre vemos um protagonista forte, inteligente e que na hora H sabe resolver. As mulheres muitas vezes exercem funções secundárias. Avatar veio para mudar isso, também.

Avatar — A Lenda de Aang é uma animação americana criada e produzida por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko e exibida pela Nickelodeon entre 2005 e 2008, contando com 3 temporadas e 61 episódios. A continuação da série, Avatar — A Lenda de Korra, foi transmitida entre 2012 e 2014, num total de 4 temporadas e 52 episódios. Ambas foram muito premiadas.


Like it? Share with your friends!

0
Guilherme Rodrigues
Redator e revisor de textos. Gosta de livros, cinema e muito café.
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format